Classificados como grandes geradores, hospitais associados da Ahpaceg assumem a gestão de seus resíduos
Os resíduos gerados por hospitais goianienses associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) passarão a ser coletados por uma empresa particular. Os associados já se adequaram às novas exigências da legislação municipal, em vigor desde ontem (14), e que determinam que grandes geradores assumam a gestão dos resíduos produzidos. Mensalmente, cada associado gera, em média, entre 9 e 10 toneladas de resíduos.
O serviço de coleta, transporte e destinação final deste lixo comum produzido pelos hospitais, que vinha sendo feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), passará a ser realizado pela empresa Indcom Ambiental.
Nesta sexta-feira, após uma negociação com sete empresas do ramo de coleta de resíduos, a Central de Compras da Ahpaceg firmou um contrato com a Indcom Ambiental. O preço cobrado pela empresa para a prestação do serviço é bem inferior ao oferecido pela Comurg, que continuará coletando os resíduos dos grandes geradores, mas mediante pagamento.
Desde 2015, quando o município transferiu para os hospitais a responsabilidade pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos químicos e infectantes gerados, a Indcom Ambiental vem atendendo os associados da Ahpaceg. Agora, o contrato será aditivado e a empresa ficará responsável também pelo lixo comum.
Saiba mais...
A Ahpaceg representa 21 grandes hospitais goianos, sendo que 16 deles estão instalados na capital: Hospital Amparo, Hospital do Coração, Hospital do Coração Anis Rassi, Hospital da Criança, Hospital de Acidentados, Hospital Infantil de Campinas, Hospital e Maternidade Jardim América, Hospital Monte Sinai, Hospital Ortopédico de Goiânia, Hospital Samaritano de Goiânia, Hospital Santa Genoveva, Hospital Santa Helena, Hospital São Francisco de Assis, Instituto de Neurologia de Goiânia, Instituto Ortopédico de Goiânia e Maternidade Ela.
Leia também: Hospitais associados vão assumir a gestão de seus resíduos químicos e infectantes