Atenção à contaminação pelo ebola e a febre Chikungunya
Os médicos devem ficar atentos aos sintomas e aos protocolos para o atendimento de casos suspeitos de contaminação pelo vírus ebola. Em Goiás, de acordo com o Plano de Contingência do Ebola, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e já divulgado pela Ahpaceg os casos suspeitos devem ser encaminhados ao Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade de referência no Estado, e posteriormente ao Instituto Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.
Os médicos também devem ficar atentos a casos suspeitos de febre Chikungunya, doença causada por um vírus transmitido por mosquitos do gênero Aedes. Confira os principais sintomas destas doenças:
Ebola - início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta, seguido por vômitos, diarreia, disfunção hepática, erupção cutânea, insuficiência renal e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa.
Febre Chikungunya - febre alta, cefaleia, artralgia e mialgia. O paciente também pode apresentar manchas vermelhas no corpo.
Leia mais...
Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola
Febre Chikungunya: Perguntas e Respostas