IFL vai promover palestra sobre CME no dia 17 de agosto
O Instituto Francisco Ludovico (IFL) já está com inscrições abertas para sua nova palestra que vai enfocar o tema Central de Material e Esterilização: Nova Era no Processamento de Artigos Hospitalares de Acordo com a RDC-15: Preocupação ou Solução? A palestra será realizada no dia 17 de agosto, sexta-feira, no auditório da Casa dos Hospitais (Aheg/IFL) – Alameda Botafogo, 101, Centro, em Goiânia (GO).
Com a promoção desta palestra, que é aberta a médicos, administradores hospitalares, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos dos núcleos de segurança do trabalho, de infecção hospitalar, de atenção primaria e a demais interessados, o IFL visa orientar os estabelecimentos de serviços de saúde sobre o funcionamento da Central de Esterilização e Medicamento (CME) e sobre a elaboração do plano e prevenção de riscos referente ao processamento de artigos médico- hospitalares.
A elaboração e apresentação deste plano estão previstas na Resolução - RDC Nº 15, de 15 de março de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os serviços de saúde e as empresas processadoras abrangidas por esta Resolução têm o prazo de 24 meses, contados a partir da data de sua publicação, para promoverem as adequações necessárias a este Regulamento Técnico.
A palestra vai ajudar os alunos a compreenderem a abrangência da atuação da equipe de enfermagem na CME no contexto hospitalar; analisarem o fluxograma da CME dentro da normatização e compreenderem os instrumentos legais através da RDC nº 15. A palestra também vai discorrer sobre limpeza e desinfecção dos artigos, esclarecer sobre o processo de esterilização, testes químicos, físicos e biológicos, apresentar a forma de armazenamento do material estéril e sua distribuição e abordar a biossegurança em CME.
Palestrante ressalta a importância da atualização profissional
Com cinco horas de duração, as aulas serão ministradas pela enfermeira Karine Barreto Ferraz de Oliveira, que é mestranda em Gerontologia; especialista em Enfermagem Cardiológica e em bloco cirúrgico; enfermeira docente do Departamento de Enfermagem das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central nas disciplinas de Enfermagem Perioperatória, Central de Material e esterilização teórico e prático.
Ela explica que o Centro de Material e Esterilização é definido como um conjunto de elementos destinados a recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos artigos médicos hospitalares para as unidades dos estabelecimentos assistenciais à saúde. Segundo Karine, o profissional que atua nesta área precisa estar devidamente engajado e ter conhecimento técnico-científico para sua atuação, baseado em uma educação permanente em serviço. "Os profissionais precisam estar atualizados e conhecer a estrutura física, normas e resoluções que regulamentam a atuação, bem como os fatores de risco e biossegurança", diz.
Saiba mais ...
Palestra: Central de Material e Esterilização: Nova Era no Processamento de Artigos Hospitalares de Acordo com a RDC-15: Preocupação ou Solução?
Local: Associação dos Hospitais do Estado de Goiás / Instituto
Francisco Ludovico - Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Conteúdo Programático:
• Planejamento físico para CME
• Instrumentos legais regulamentadores
• Conceitos em CME
• Limpeza e desinfecção de artigos
• Inspeção e preparo das embalagens
• Esterilização
• Armazenamento e distribuição
• Biossegurança
Número de vagas: 50
Investimento: R$ 100,00 ( pagamento à vista ou por boleto bancário para o IFL)
Informações e inscrições: (62) 3093- 4310 / 3086- 4311/ 3093-4311 e 9611-3189 (após as 17h) www.casadoshospitais.com.br / www.iflcursos.com.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Fonte: IFL)