Cinema e Big Fone fortalecem o trabalho em equipe no HCAR
“Os projetos implantados pelo Setor de Qualidade do Hospital do Coração Anis Rassi visam disseminar informações sobre qualidade e segurança dos pacientes e fortalecer a integração entre os colaboradores”
O Setor de Qualidade do Hospital do Coração Anis Rassi (HCAR) está usando a magia do cinema e dos documentários para levar informações, disseminar o conhecimento e estimular o debate entre seus colaboradores sobre temas relacionados à qualidade e à segurança do paciente. Com exibições de filmes no auditório do hospital, o projeto Cine Qualidade HCAR já debateu os temas Segurança do Paciente, Erro de Administração de Medicamento e Valores Institucionais.
As sessões são mensais e abertas a todos os colaboradores. Os filmes são selecionados de acordo com o tema do mês e, durante as exibições, não faltam balas, guaraná nem a tradicional pipoca. Após a apresentação do filme ou documentário, é realizada uma mesa-redonda com convidados especiais para a discussão dos temas abordados. Em março, o projeto chegou a sua terceira edição e já é um sucesso entre a equipe.
Outra estratégia usada pelo Setor de Qualidade do hospital para aproximar os colaboradores das ações rotineiras desempenhadas pela equipe foi baseada no popular programa televisivo Big Brother Brasil (BBB) e batizada de “Operação Big Fone Hcar”. A operação funciona da seguinte forma: o Setor de Qualidade liga para todos os setores do hospital e o profissional que atende à ligação ouve a mensagem: “Atenção, preste muita atenção! Você está na operação Big Fone da Qualidade! Você aceita participar, respondendo uma questão?”.
Caso não saiba a resposta, o colaborador tem a oportunidade de estudar sobre o tema e retornar a ligação ao Setor de Qualidade para receber o brinde. “Nossa intenção é despertar o olhar dos colaboradores para algumas questões, como a consciência de que qualidade é coisa séria e diz respeito à segurança do paciente e se estamos realmente comprometidos com a qualidade em nossa instituição'', explica Cristina Bernardes, gerente de Qualidade do HCAR. (Com informações: Marketing/HCAR)