Na Mídia - Ahpaceg contesta declarações da ANS
Em carta publicada nesta sexta-feira, 1º de abril, no jornal O Popular, a Ahpaceg analisa a lista de hospitais com qualidade no atendimento divulgada pela ANS. Para a Ahpaceg, critérios adotados pela agência ignoram o trabalho realizado nos hospitais associados para garantir a segurança e a qualidade no atendimento.
Cartas do Leitor - Resposta à ANS
A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) recebeu, com estranheza e indignação, as declarações atribuídas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na matéria Nenhum hospital de GO aparece em lista da ANS de instituições que atendem a critérios de qualidade.
O texto ignora décadas de trabalho dos hospitais associados da Ahpaceg para garantir a melhoria contínua da segurança, da resolutividade e da qualidade dos serviços prestados à população. Nesta busca, em 2014, nossos hospitais foram certificados pela Classificação Hospitalar Ahpaceg, feita por auditores independentes e seguindo parâmetros técnicos internacionais.
Como revela a ANS, a maioria dos associados da Ahpaceg tem Núcleos de Segurança do Paciente. Temos, também, hospitais acreditados e em fase de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), certificação que é um dos critérios de qualidade reconhecidos pela agência.
Portanto, lamentamos que informações citadas na matéria tenham prestado um desserviço à população e tentado lançar dúvidas sobre o trabalho sério que desenvolvemos há anos.
Haikal Helou - Presidente – Ahpaceg
CONFIRA O TEXTO COMPLETO DA CARTA DA AHPACEG
Ahpaceg contesta declarações da ANS
Foi com muita estranheza e indignação que a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) tomou conhecimento das declarações atribuídas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e publicadas pelo jornal O Popular na matéria “Nenhum hospital de GO aparece em lista da ANS de instituições que atendem a critérios de qualidade”.
Ao alegar que o caráter voluntário da participação nos programas de qualidade da Agência “pressupõe que apenas as instituições realmente interessadas na melhoria da qualidade dos seus serviços se habilitem para a avaliação”, a ANS presta um enorme desserviço à população e ignora todo o trabalho desenvolvido ao longo de décadas pelos hospitais goianos para garantir a melhoria contínua da segurança e da qualidade dos serviços prestados a pacientes do Estado e de todo o País que aqui buscam atendimento em diversas especialidades médica.
Responsáveis por cerca de 80% de todo o atendimento de alta complexidade prestado pela rede hospitalar goiana, os hospitais associados da Ahpaceg têm como metas primordiais a resolutividade, a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A busca deste padrão de qualidade nos levou a apresentar, em 2014, a primeira Classificação Hospitalar Ahpaceg feita por auditores independentes e altamente capacitados em metodologias de avaliação e certificação internacional. Seguindo parâmetros técnicos internacionais, os auditores avaliaram critérios como a complexidade, resolutividade, qualidade e segurança em todos os setores dos hospitais: da recepção ao centro cirúrgico, da cozinha à lavanderia. Além dos hospitais associados, outros estabelecimentos passaram por essa classificação.
Temos também entre nossos associados, hospitais acreditados e em fase de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das entidades acreditadoras mais respeitadas mundialmente.
Como revela a ANS, a maioria dos hospitais associados da Ahpaceg tem Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse núcleo é apenas um dos instrumentos que usamos para monitorar a qualidade e melhorar a segurança nos atendimentos.
Portanto, em nome dos Hospitais Amparo, Anis Rassi, da Criança, de Acidentados, Evangélico Goiano, Infantil de Campinas, Jardim América, Monte Sinai, Nasr Faiad, Samaritano de Goiânia, Santa Genoveva, Santa Helena, Santa Mônica, São Francisco de Assis, São Nicolau, Instituto de Neurologia de Goiânia e Instituto Ortopédico de Goiânia, nossos associados, lamentamos que o desconhecimento por parte da ANS tente lançar dúvidas sobre o trabalho sério que desenvolvemos há anos.
Haikal Helou
Presidente - Ahpaceg