Secretaria de Saúde vai criar comissão para definir critérios de funcionamento de hospitais
A Secretaria Estadual da Saúde de Goiás vai criar uma comissão para avaliar e definir critérios para a padronização do conceito de hospital e a exigência da notificação imediata da transferência de pacientes entre hospitais. A criação desta comissão foi anunciada pelo secretário Leonardo Vilela durante uma reunião com o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, e o tesoureiro Gustavo Clemente, que relataram ao secretário a importância da definição clara dos critérios necessários para a classificação de uma unidade de saúde como hospital.
No encontro, realizado no dia 21 de janeiro, os representantes da Ahpaceg também solicitaram ao secretário que a transferência de pacientes entre hospitais passe a ter notificação compulsória. Leonardo Vilela ouviu as reivindicações e decidiu instituir essa comissão para discutir as propostas
A comissão será coordenada pelo superintendente executivo da SES, Halim Girade, e composta por representantes da Ahpaceg e de outras entidades que serão convidados, dentre elas o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Associação Médica de Goiás (AMG) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As definições, de acordo com o presidente da Ahpaceg, deverão ser aplicadas em cidades com mais de 200 mil habitantes e devem contribuir para melhorar a assistência prestada à população.
(23/01/16)