Postado em: 16/06/2015

José Carlos de Souza Abrahão é o novo presidente da ANS

José Carlos de Souza Abrahão foi designado para a função de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com mandato até 11 de maio de 2017. O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 16 de junho.  A indicação foi aprovada no Senado por 39 votos a favor e 12 contra.
 
Abrahão já compõe a diretoria da ANS desde 2014. Atualmente, ele ocupa a diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos e também interinamente responde pela diretoria de Gestão. O novo presidente vai substituir a médica Martha Oliveira, que estava no comando interino da agência desde janeiro, quando terminou o mandato de diretor-presidente da ANS do médico cardiologista André Longo.
 
O novo presidente é médico pediatra, formado pela Faculdade de Medicina Souza Marques em 1977. Ele tem 62 anos e mais de 40 deles dedicados ao setor de saúde brasileiro. Além da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Abrahão presidiu entidades, como a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, e foi o primeiro brasileiro eleito para presidir a International Hospital Federation, reconhecida instituição que congrega os representantes dos hospitais e serviços de saúde públicos e privados de aproximadamente cem países.