Postado em: 05/12/2014

"I Debate sobre Saúde de Alta Complexidade no Interior de Goiás" propõe mudanças na assistência hospitalar e na remuneração dos hospitais

SIMPOSIO IPASGO 01 12 14 9Com a expressiva participação de representantes de nove hospitais de alta complexidade do interior goiano, a Ahpaceg e o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) realizaram, no dia 1º de dezembro, o "I Debate sobre Saúde de Alta Complexidade no Interior de Goiás". O encontro ressaltou a importância da regionalização e da qualificação da assistência hospitalar de alta complexidade no interior, visando garantir o atendimento à população em municípios-polo e o encaminhamento a Goiânia apenas dos pacientes que não podem ser atendidos no interior.

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, explicou que nestes casos, a proposta da Associação e do Ipasgo é que as transferências sejam reguladas pelo instituto e que os pacientes sejam encaminhados a hospitais com o perfil exigido para o atendimento de suas necessidades. Todos os hospitais associados da Ahpaceg vão integrar essa rede de referência em alta complexidade na capital.

A proposta de regionalização da saúde de alta complexidade foi apresentada pelo presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, aos representantes do Hospital Nasr Faiad e Hospital São Nicolau, de Catalão; Intervida e Imec, de Ceres; Hospital São Camilo, de Formosa; Hospital Padre Thiago, de Jataí; Hospital Presbiteriano Dr. Gordon e Hospital Santa Terezinha, de Rio Verde, e do Hospital Vital, de São Luiz de Montes Belos.

SIMPOSIO IPASGO 01 12 14 7Essas unidades foram convidadas a participar desta primeira fase do projeto, que, posteriormente, poderá ser estendido a outros municípios. O secretário Estadual de Saúde, Halim Antonio Girade, também participou do encontro e destacou a necessidade da regionalização do atendimento, que é uma determinação do governador Marconi Perillo. O Governo Estadual, explicou o secretário, já vem investindo nesta área com a criação da rede HUGO (Hospitais de Urgência) e a implantação dos AME (Ambulatório Médico de Especialidades) que serão levados a vários municípios.

O debate contou ainda com as presenças de diretores e associados da Ahpaceg; o diretor do Ipasgo, Sebastião Ferro; e o presidente da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Unimed Cerrado), José Abel Ximenes.

 

Encontro aproxima a Ahpaceg e hospitais do interior

SIMPOSIO IPASGO 01 12 14 6O encontro também buscou estreitar o relacionamento entre o Ipasgo, a Ahpaceg e os hospitais convidados, que poderão vir a fazer parte da associação. Segundo o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, a entrada destes hospitais vai fortalecer a presença e a disseminação no interior dos princípios da associação, que são baseados na qualidade, segurança e resolutividade da assistência hospitalar.

 

 Ipasgo anuncia a qualificação dos prestadores e a adoção de um novo modelo de remuneração

SIMPOSIO IPASGO 01 12 14 3

 O presidente do Ipasgo. Franciso Taveira Neto, anunciou durante o debate que o instituto fará uma classificação da rede prestadora, o que resultará no aumento da remuneração dos serviços de acordo com a qualidade e a resolutividade do atendimento prestado. “Estamos contratando uma empresa para elaborar uma classificação própria do instituto”, afirmou, ressaltando que essa classificação vai impactar na remuneração dos prestadores, pois não é justo remunerar de forma igual, instituições que são diferentes.

“Teremos seis níveis de remuneração. E quem ficar aquém dos critérios estabelecidos e não se adequar, será descredenciado", adiantou. O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, elogiou a iniciativa pioneira do Ipasgo. “Será o primeiro comprador de serviços a remunerar de acordo com a resolutividade da instituição".

 

 Unimed Cerrado elogia a parceria e pode integrar a rede de atendimento no interior

 SIMPOSIO IPASGO 01 12 14 5O presidente da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Unimed Cerrado), José Abel Ximenes, participou do “I Debate sobre Atendimento de Alta Complexidade no Interior do Estado” e ressaltou a importância da parceria entre o Ipasgo, a Ahpaceg e os hospitais do interior para melhorar o atendimento aos pacientes.

Ximenes observou que o Sistema Unimed tem um grande compromisso social e também pode fazer parte desta rede de atendimento, contribuindo para a melhoria da assistência à população. A Federação, de acordo com Ximenes, também pode contribuir para a qualificação dos serviços por meio da educação. “Temos uma estrutura para a realização de cursos e treinamentos e o Projeto Sinal, que foi eleito a melhor rede de videoconferência do Brasil”, afirmou.

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, agradeceu o interesse da Unimed Cerrado em apoiar esse projeto de integração entre hospitais da capital e do interior. “Muito nos alegra a possibilidade de ver esse projeto iniciado com o Ipasgo ser ampliado com a participação da Unimed Cerrado”, afirmou.

Francisco Taveira Neto, presidente do Ipasgo, também agradeceu a participação de Ximenes e adiantou que o instituto tem interesse em firmar uma parceria com a Unimed Cerrado, inclusive para atender seus beneficiários no Tocantins e no Entorno do Distrito Federal.