Na Mídia: Presidente da Ahpaceg fala à Rádio CBN sobre a ocupação das UTIs privadas
Em entrevista à Rádio CBN Goiânia na tarde de ontem, 17, o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, falou sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede privada em Goiás. Confira a matéria:
Na tarde desta segunda-feira, de 15 unidades de saúde da Capital que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva particulares, cinco estavam com ocupação de 100%. No total, Goiânia tem cerca de 560 UTIs privadas.
O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, explica que isso se deve ao processo que é utilizado para que o leito seja ocupado, diferente do que ocorre na rede pública, onde é feita a chamada regulação de pacientes. Além disso houve um aumento da demanda em virtude das doenças respiratórias.
Outras situações, segundo Haikal, que podem ter levado a este aumento da ocupação de leitos nas unidades particulares são os acidentes e as cirurgias eletivas represadas.
O Presidente também destaca que apesar da atual situação ainda não gerar grandes preocupações, é preciso que os hospitais estejam sempre acompanhando a evolução dos leitos de UTI ocupados.
Já na rede pública do estado, na tarde desta segunda-feira, 95% dos leitos de UTIs adulto estavam ocupadas. As UTIs neonatais e infantis tinham apenas 2 leitos disponíveis cada. Os dados são do painel da Secretaria Estadual de Saúde e são referentes aos hospitais que estão sob gestão do Estado.
Clique no link e ouça a entrevista completa.