Palestra na Ahpaceg aborda a gestão de riscos psicossociais nos hospitais: desafios e exigências da atualização da NR-1
A atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que traz diretrizes sobre segurança e saúde no trabalho, agora exige uma abordagem mais rigorosa sobre a gestão dos riscos psicossociais. Para orientar os associados da Ahpaceg sobre as mudanças que entram em vigor em maio, o assessor jurídico da Associação, João Bosco Luz, ministrou uma palestra sobre os impactos dessas novas normas.
Na reunião realizada ontem, 13, na sede da Ahpaceg, ele destacou os principais riscos psicossociais aos quais as pessoas estão expostas no ambiente de trabalho, como sobrecarga de atividades, assédio moral e falta de apoio emocional, que afetam diretamente a saúde mental dos trabalhadores e a produtividade dos hospitais.
O assessor enfatizou que os hospitais, assim como demais empresas, devem incluir no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) o mapeamento, avaliação e controle destes riscos psicossociais, com medidas preventivas como acompanhamento psicológico, treinamentos de gestão de estresse e canais de denúncia de assédio.
A norma também determina responsabilidades compartilhadas entre empregadores e empregados, sendo que os hospitais devem garantir um ambiente seguro e saudável, enquanto os trabalhadores devem seguir as normas e comunicar riscos.
O não cumprimento da NR-1 pode resultar em penalidades legais, como multas e ações trabalhistas. Para mitigar os riscos psicossociais, Luz sugeriu a criação de comitês de saúde mental, promoção de uma cultura organizacional positiva e ações preventivas contra o assédio. A adequação à norma não só evita passivos trabalhistas, mas também melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e a eficiência dos hospitais.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A APRESENTAÇÃO COMPLETA: APRESENTAÇÃO NR1