Postado em: 02/05/2014
OMS alerta sobre o risco de bactérias resistentes a antibióticos
Se nada for feito com urgência para combater o uso indevido e a resistência aos antibióticos, infecções atualmente consideradas menores podem voltar a matar. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que observa que o uso incorreto dos antibióticos tornou-os praticamente ineficazes há algumas décadas.
O relatório, com dados de 114 países, indica que existe resistência a numerosos agentes infecciosos, mas centra-se na resistência a esses medicamentos contra sete bactérias responsáveis por doenças comuns, como infecção generalizada, diarreias, pneumonias, infecções das vias urinárias e gonorreia.
“A não ser que os numerosos atores envolvidos ajam urgentemente, de modo coordenado, o mundo caminha para uma era pós-antibióticos, em que infecções comuns e feridas menores que têm sido tratadas há décadas podem voltar a matar”, advertiu o subdiretor-geral da OMS para a segurança sanitária, Keiji Fukuda. (Com informações: Saúde Web)
Confira as orientações da Anvisa
Clique aqui e confira as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre procedimentos relativos ao controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição isoladas ou em associação.