CLIPPING AHPACEG 24 A 26/08/24
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DESTAQUES
Cirurgia salva a vida de criança com doença rara
Menina de 5 anos morre durante atendimento em unidade de saúde, e família denuncia negligência
Doctoralia inicia coleta de respostas para o Panorama das Clínicas e Hospitais 2025
Mater Dei inaugura hospital com investimentos de R$ 200 milhões
Ministério da Saúde passa a utilizar o sistema de indicadores hospitalares da ANAHP
TV SERRA DOURADA
Cirurgia salva a vida de criança com doença rara
https://www.youtube.com/watch?v=_x-_jzHV3A4
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PORTAL G1
Menina de 5 anos morre durante atendimento em unidade de saúde, e família denuncia negligência
Após machucar o pé durante brincadeira, Maria Laura foi levada quatro vezes ao ambulatório num intervalo de dois dias, e parentes suspeitam que ela teve reação alérgica a medicamento. Caso é investigado pela polícia.
Por Augusto Sobrinho, g1 Goiás
Uma menina de 5 anos morreu durante um atendimento em um ambulatório, em Guapó, na Região Metropolitana de Goiânia. A família de Maria Laura acredita que ela teve uma reação alérgica a um medicamento aplicado no bumbum e denuncia negligência do hospital durante o socorro. O caso é investigado pela Polícia Civil.
“Eu vi minha neta morrendo, agonizando de dor e sem conseguir respirar. Eu não podia fazer nada e eles não estavam nem aí, não faziam nada”, desabafou Antônio Damião, avô da menina.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Guapó lamentou a morte de Maria Laura e disse que os profissionais do Ambulatório 24 horas adotaram as medidas previstas nos protocolos clínicos para o caso. Informou ainda que está à disposição das autoridades para esclarecer as causas da morte.
Maria Laura morreu na quarta-feira (21). Num intervalo de dois dias, ela foi levada quatro vezes ao ambulatório, segundo a família.
Primeiros atendimentos
Ao g1, a tia da menina, Suelen Sousa, contou que, na tarde de segunda-feira (19), Maria Laura caiu e machucou o pé durante uma brincadeira. “Ela não reclamou de dor na hora, mas à noite ela vomitou e, por volta das 21h, a mãe dela procurou o ambulatório para ver o que era”, disse.
Segundo a tia, neste primeiro atendimento, o médico receitou a menina com soro e, como ela não estava reclamando de dor no pé, a mandou para casa.
“Durante à noite, ela reclamou de muita dor e estava com o pé inchado e roxo. Pela manhã de terça-feira (20), ela voltou no hospital”, disse.
Aplicação da injeção
Suelen relatou que, no segundo atendimento, a médica passou um ibuprofeno e dipirona por via oral e pediu para ela voltasse no dia seguinte para fazer o Raio-X do pé. Segundo ela, a menina voltou na quarta-feira (21), fez o exame e a profissional verificou que não havia quebrado.
“Como ela estava sentindo muita dor, minha irmã pediu um remédio, e a médica aplicou um remédio no bumbum da Maria”, detalhou a tia.
Ao g1, a família disse que a equipe do ambulatório não informou qual remédio seria aplicado e que não teve acesso ao prontuário ou receita. Além disso, afirmou que Maria Laura nunca teve reação alérgica a medicamentos e informou que a médica perguntou sobre isso antes da aplicação.
“Ela sempre tomou as coisas e nunca deu nada”, afirmou Jéssica Sousa, mãe da menina.
Suspeita de reação alérgica
Segundo a família, após a aplicação do remédio no bumbum, a médica deu alta para Maria Laura. “Ela voltou para casa e foi muito rápido. Meia hora depois ela começou a ficar com o corpo todo empolado e a perna roxa. Então, a minha irmã [mãe da menina] correu para o ambulatório”, disse.
Suelen contou que, quando chegou à unidade, Maria Laura foi internada e as equipes colocaram um aparelho de oxigênio para ajudá-la a respirar. Segundo a tia, os médicos pediram a transferência da menina para um hospital em Goiânia e, neste momento, o avô chegou para acompanhá-la.
“Quando cheguei, minha neta estava na maca tomando soro e com a máscara de oxigênio. Eu falava que ela estava com falta de ar e eles não faziam nada. Ela reclamando de dor e eu sem poder fazer nada. Eu precisava segurar a máscara para o oxigênio não vazar” relatou Antônio.
Desesperado, Antônio disse que começou a rezar e pediu para que Maria Laura o acompanhasse na oração.
“Ela só perguntou se o papai do céu iria cuidar dela”, conta.
O avô contou que pedia para os médicos fazerem algo pela menina, que estava piorando.
“A pressão dela foi caindo e, quando a ambulância chegou, eles levaram ela sem aparelho nenhum e nem a máscara, e ela morreu”, contou.
Maria Laura morreu na noite de quarta-feira. A família acredita que ela teve uma reação alérgica ao remédio aplicado no bumbum. Segundo o avô, no atestado de óbito colocaram a morte de Maria Laura como morte natural, mas, para a família, não é.
“É uma dor pior do que perder um pai ou uma mãe. Ver minha neta morrer e não poder fazer nada, sem ninguém fazer nada, foi negligência”, finalizou Antônio.
O g1 questionou a Secretaria de Saúde de Guapó por mensagens e ligações sobre qual remédio foi aplicado no bumbum da menina, mas pediram para falar com a diretora do ambulatório. Questionada sobre isso, a responsável reforçou a nota enviada e pediu para falar com a Polícia Civil (PC).
Investigação
O delegado André Veloso, que investiga o caso, informou ao g1 que solicitou todas as documentações referentes ao atendimento médico oferecido à Maria Laura. Também informou que intimou os profissionais que tiveram contato com a criança e, em breve, ouvirá a família da menina.
O delegado complementou que foram solicitados exames complementares para verificar a causa da morte da menina. Segundo Veloso, o laudo deve ficar pronto em até 45 dias.
"Está sendo investigado se houve algum tipo de omissão de socorro ou negligência hospitalar", disse Veloso.
Íntegra da nota da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria de Saúde lamenta informar o óbito registrado em 21/08/2024 da criança M.L.O.S cinco anos. A criança foi recebida no Ambulatório 24 horas em estado grave, momento em que os profissionais adotaram medidas previstas nos protocolos clínicos para o caso, buscando salvar a vida da criança. Registra-se que toda a equipe agiu sensibilizada, empenhada e comprometida a solucionar o caso.
Por fim a equipe médica, assistencial e de direção do Ambulatório 24 horas encontram - se à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários a elucidar as causas do óbito, causa essa que será investigada pelo IML. A secretaria de saúde se solidariza com a família nessa momento de dor ressaltando o atendimento imediato para casos graves como esse sempre de acordo com o alto grau de responsabilidade da instituição.
Íntegra da nota da PCGO
Em luto, todos os servidores da Delegacia de Guapó, com os corações profundamente entristecidos, tomaram conhecimento, na noite de ontem, do falecimento da criança M.L.O.S., de apenas 5 anos de idade.
Ressaltamos que, imediatamente, foi confeccionado um Registro de Atendimento Integrado (RAI) N 37409277, sendo logo em seguida solicitadas as perícias médicas legais para apurar a morte de M.L.O.S.
Além disso, a Delegacia de Polícia Civil de Guapó solicitou todas as documentações referentes ao atendimento médico oferecido à criança. Em ato contínuo, estão sendo realizadas diligências para intimar os profissionais que tiveram contato com a criança e todos os familiares.
Visa-se verificar se o atendimento foi de acordo com o previsto pelo Protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Conselho Federal de Medicina.
A Prefeitura Municipal de Guapó, a Secretaria de Saúde de Guapó e todos os servidores estão colaborando para que, o mais breve possível, tudo seja esclarecido e possamos chegar a uma conclusão e esclarecer o caso perante a sociedade.
Por fim, não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que vocês, familiares e amigos, encontrem paz, conforto e o amor de que precisam nos próximos dias.
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MEDICINA S/A
Doctoralia inicia coleta de respostas para o Panorama das Clínicas e Hospitais 2025
5ª edição do projeto tem objetivo de mapear o mercado no Brasil, levantando dados para gestores de clínicas, hospitais, laboratórios e centros de diagnóstico.
O setor da saúde tem passado por grandes transformações ano após ano, impulsionadas pelo avanço de novas tecnologias, pela evolução da prática médica e, principalmente, pela mudança de comportamento dos pacientes, que estão cada vez mais digitais e conectados. Diante desse cenário, é essencial que os profissionais da área tenham acesso a estudos de mercado que ofereçam dados relevantes e gerem insights valiosos, para que se mantenham constantemente atualizados.
Pensando nisso, a Doctoralia publica anualmente o Panorama das Clínicas e Hospitais, apresentando uma visão abrangente e detalhada do cenário atual da saúde.
Esse estudo identifica as principais tendências do setor e oferece informações estratégicas, permitindo que gestores e administradores aprimorem seus resultados e tomem decisões embasadas em análises precisas.
A 5ª edição da pesquisa é elaborada em parceria com grandes nomes do setor da saúde, como Feegow, TuoTempo, Memed, Neo, Patient Centricity Consulting e Dr. Fisiologia.
O estudo aborda questões relevantes que refletem os desafios atuais do setor. Dentre os principais temas, destacam-se:
Estratégias de marketing adotadas por clínicas e hospitais;
Particularidades na gestão de negócios;
Uso de soluções tecnológicas;
Nível de maturidade digital;
Principais tendências para os próximos anos.
“Os dados gerados no relatório são extremamente valiosos para o nosso setor. Por meio deles, é possível compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas clínicas e hospitais e mapear as tendências para os próximos anos. Além disso, o material é projetado para apoiar executivos e gestores de clínicas e hospitais na melhoria de suas práticas, contribuindo diretamente para uma experiência do paciente mais humana e uma operação mais eficiente”, afirma José Maurício, COO da Doctoralia.
Além de receber os resultados do estudo em primeira mão, os respondentes do questionário concorrem a uma Echo Show (smart display com Alexa); um Kindle e ao livro “Experiência do Paciente – Como criar, implementar e gerir bem um Programa de Excelência em Experiência de Pacientes”, escrito por Kelly Rodrigues, fundadora da Patient Centricity Consulting.
O prazo para a coleta de respostas vai até 15 de setembro e o lançamento do material completo será em dezembro.
Protagonize uma das principais pesquisas de saúde no Brasil! Responda o questionário e compartilhe o link com seus colegas clicando aqui ou acesse: https://bit.ly/3WNqBCS
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Mater Dei inaugura hospital com investimentos de R$ 200 milhões
A Rede Mater Dei de Saúde inaugura amanhã (23) uma nova unidade em Minas Gerais: o Hospital Mater Dei Nova Lima, no município de mesmo nome. O hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões e tem capacidade de atender em mais de 40 especialidades médicas. Com 117 leitos no total, o hospital terá atendimento geral e resolutivo.
Um dos diferenciais da unidade é o Núcleo Especializado em Medicina Esportiva e Medicina Preventiva, com equipe de ortopedia 24 horas. “Todos os serviços ofertados nas unidades Mater Dei de Belo Horizonte – Santo Agostinho e Contorno -, incluindo unidades de terapia intensiva (UTI) adulta e pediátrica 24h, e serviços obstétrico e de maternidade especiais, estarão disponíveis em Nova Lima. Além disso, a nova unidade terá o atendimento de médicos renomados e uma equipe hospitalar qualificada, para cuidar dos pacientes e seus familiares com o mesmo jeito especial de oferecer cuidados médicos que a rede carrega há 44 anos e que os usuários Mater Dei já conhecem. Estamos orgulhosos em inaugurar esta nova unidade para os mineiros”, enfatiza a médica Flávia Mendes Lima Freire, gestora da nova unidade hospitalar.
No centro médico, o serviço de medicina diagnóstica contará com ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e exames cardiovasculares. Com ênfase na saúde da mulher, a unidade oferecerá ultrassom ginecológico e densitometria óssea.
Estrutura
A unidade de saúde foi construída seguindo normas e um alto padrão de arquitetura hospitalar para oferecer aos usuários uma experiência de conforto, segurança e atendimento de alta qualidade com processos hospitalares verificados e certificados internacionalmente. A edificação ocupa uma área total de 21 mil metros quadrados e foi construída com a técnica de retrofit, para requalificação da estrutura já existente, com o uso de metal, concreto e fibra de carbono. A unidade é considerada premium, por utilizar modernas técnicas de arquitetura, com acabamentos especiais para o ambiente hospitalar.
“Buscamos adotar processos construtivos modernos, priorizando acabamentos arquitetura e disposição interna dos espaços para que o paciente se sinta em um ambiente acolhedor, com privacidade. Teremos leitos completamente diferenciados, com áreas separadas para acompanhantes, garantindo maior privacidade ao paciente. Além disso, alguns quartos terão varanda, pois sabemos que a interação com o ambiente externo e plantas traz maior conforto e ajuda na recuperação”, comenta José Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde.
A nova unidade conta com cerca de mil colaboradores – entre enfermeiros, nutricionistas, técnicos e pessoal administrativo, além de médicos e fisioterapeutas. Esses profissionais, grande parte de Nova Lima, atuarão em conjunto com os cerca de 3 mil médicos que integram o hub Mater Dei BH.
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Ministério da Saúde passa a utilizar o sistema de indicadores hospitalares da ANAHP
A ministra Nísia Trindade assinou o termo de cooperação com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) a partir do qual os hospitais públicos federais poderão monitorar e comparar seus resultados com os dos hospitais privados utilizando a plataforma criada pela entidade há 21 anos.
Desde sua fundação, a Anahp defende que é impossível prestar serviços de qualidade dentro dos hospitais se eles não acompanham e não medem os resultados do que fazem. Por isso, desenvolveu o Sistema de Indicadores Hospitalares, que hoje conta com 265 indicadores distribuídos nas áreas: assistenciais, gestão de pessoas, econômico-financeira, sustentabilidade, TI e engenharia clínica. Atualmente, 184 hospitais estão no sistema, sendo 36 da rede pública.
O uso de indicadores e desse sistema tem trazido benefícios significativos aos hospitais. Além de cada instituição ter acesso a relatórios individuais para avaliação de seus próprios resultados, também é possível fazer comparações com hospitais com características estruturais similares e que também utilizam a plataforma.
O desejo da Associação sempre foi que esses benefícios ultrapassassem o setor privado, beneficiando ao sistema de saúde brasileiro como um todo. Por isso, foi oferecido gratuitamente ao Ministério da Saúde que os hospitais públicos também passem a utilizar o Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp.
Com o termo de cooperação assinado, um maior número de hospitais públicos poderá incluir seus dados no sistema, comparar indicadores e resultados e, acima de tudo, traçar uma rota de crescimento e aprimoramento do atendimento prestado ao paciente, prezando pela qualidade. “Este acordo se traduzirá em iniciativas importantes para os setores público e privado, pois há vários desafios comuns entre eles”, afirmou a ministra. Ela relatou a iniciativa da Anahp em procurar o Ministério e gratuitamente ceder o uso da plataforma com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade dos hospitais públicos.
“Não é do interesse da Anahp que somente hospitais privados tenham meios para alcançar a excelência nos serviços prestados à população, porque entendemos que o sistema de saúde é um só e todos ganham quando há aprimoramento do cuidado. Esse convênio com o Ministério da Saúde é um grande passo para continuarmos a contribuir com o setor público, com o SUS, e ajudarmos a melhorar cada vez mais a qualidade da assistência prestada aos brasileiros”, reforça Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Associação.
Além do uso da plataforma, a parceria também inclui outras iniciativas que visam a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, por meio de ações conjuntas que permitirão lançar luz à importância do complexo econômico industrial da saúde; promover o compartilhamento de experiências sobre a judicialização no setor; além de divulgar e viabilizar a discussão de possíveis parcerias público-privadas para estratégias nacionais do Ministério da Saúde, buscando a ampliação e qualificação do cuidado prestado ao paciente, como por exemplo, o Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE.
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Assessoria de Comunicação