Ahpaceg e Ipasgo debatem soluções para problemas técnicos do novo sistema de gestão
Em busca de soluções para problemas técnicos registrados pelos associados com a implantação do novo sistema de gestão do Ipasgo, o FacPlan, a Ahpaceg recebeu ontem, 7, o presidente do instituto, Vinícius Luz e equipe.
Durante a reunião, o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, e o diretor de Relacionamento, Renato Daher, destacaram que o Ipasgo é um grande parceiro da Associação e a solução dos problemas é essencial para ambos, pois eles têm comprometido a assistência aos pacientes.
Dentre os transtornos citados pelos associados estavam a supressão de códigos, divergências entre códigos do FacPlan e da tabela TUSS, dificuldade de operacionalização com travas no sistema, dificuldade de envio de contas de terceiros, ampliação do prazo de autorizações e a falta de orientações objetivas pelo call center do Ipasgo.
Segundo Renato Daher, os associados têm enfrentado alguns transtornos desde 1º de agosto, quando o novo sistema entrou em vigor. “Mas, somos parceiros e queremos ajudar a sanar esses problemas”, afirmou Haikal Helou.
O presidente do Ipasgo explicou que a mudança faz parte das alterações necessárias para a adequação do instituto à sua nova personalidade jurídica, que deve seguir às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Essas normas, segundo Vinícius Luz, incluem mudanças nos prazos de autorização de procedimentos. “O paciente precisa ser educado sobre essa nova realidade”, disse, deixando claro que as autorizações não serão imediatas, mas, sim, feitas na janela de dias definidos pela ANS.
Vinícius Luz assegurou que, mesmo diante desta fase de adaptação, o pagamento dos prestadores de serviços de saúde não terá atraso. “Vamos cumprir o cronograma”. A solicitação de prorrogação do prazo de entrega das contas para 15 de agosto ainda será analisada pelo Ipasgo.
Haikal Helou destacou que a reunião tranquilizou os associados, pois o presidente e os técnicos do Ipasgo ouviram as demandas e esclareceram as dúvidas de todos. “Foi um encontro muito positivo e mostrou que a Ahpaceg e o Ipasgo são parceiros que buscam oferecer o melhor aos pacientes”, disse.
Um comitê de crise, formado por representantes da Ahpaceg e do Ipasgo, vai acompanhar essa fase inicial de implantação do novo sistema e discutir, em tempo real, as medidas necessárias para garantir a assistência aos pacientes.