Postado em: 25/06/2024

Presidente da Ahpaceg participa de debate do Cremego sobre segurança em cirurgia plástica

0

 

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, participou ontem, 24, da plenária sobre segurança em cirurgia plástica promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). A realização desta plenária atendeu a uma solicitação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO).

O objetivo do encontro, que reuniu diretores e conselheiros do Cremego e da SBCP-GO, cirurgiões plásticos e anestesiologistas, foi debater as ameaças e como prevenir os riscos à segurança dos pacientes que se submetem a cirurgias plásticas em Goiás.

Fabiano Calixto Fortes de Arruda, presidente da SBCP-GO, abriu a plenária presidida pelo 1º vice-presidente do Cremego, Rafael Cardoso Martinez, elencando os principais desafios enfrentados pelos cirurgiões plásticos em relação à segurança dos pacientes. A falta de consulta pré-anestésica na maioria dos hospitais e a invasão da cirurgia plástica por não médicos foram alguns dos problemas citados.

 

01

Sobre os riscos diretamente relacionados aos hospitais, o presidente apontou que, em muitas instituições, faltam protocolos e certificação de qualidade, treinamento dos profissionais, pronto-socorro com capacidade adequada, estrutura para exames laboratoriais e de diagnóstico e há uma morosidade no transporte intra-hospitalar.

Ahpaceg

O presidente da Ahpaceg recordou já ter participado de outros debates sobre segurança em cirurgia plástica promovidos pelo Cremego e citou a falta de continuidade na abordagem do tema, que precisa estar sempre em evidência, pois a solução para os problemas envolve mudanças de comportamento de médicos, pacientes e dos gestores dos hospitais.

Ele lembrou que, há duas décadas, a Ahpaceg defende que todos os hospitais devem ter geradores e UTIs. No início, segundo o presidente, essas exigências eram vistas com estranheza, mas hoje os pacientes já cobram que o hospital tenha esses itens, pois estão mais conscientes da importância deles para a sua segurança.
A Ahpaceg, de acordo com Haikal Helou, está sempre de portas abertas para discutir e contribuir com a melhoria da qualidade e da segurança em saúde no Estado. O vice-presidente do Cremego disse que o Conselho vai ajudar os colegas a praticarem uma boa medicina e adiantou que devem ser realizados um fórum e cursos para abordar o tema de forma mais detalhada e promover a atualização profissional dos cirurgiões plásticos.