Postado em: 09/04/2024

CLIPPING AHPACEG 09/04/24

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Medicina privada versus pública: inovações e obstáculos no Brasil

Ministra Nísia Trindade anuncia ações para reduzir espera no SUS

Reavaliação médica on-line reduz permanência de pacientes menos graves

Mercado de trabalho no setor de saúde cresce em média 5,3% ao ano

Medicamento de R$ 21 milhões se torna o mais caro do mundo

Mitos e verdades sobre planos de saúde com coparticipação

SAÚDE BUSINESS

Medicina privada versus pública: inovações e obstáculos no Brasil

Descubra como a inovação na medicina pública e privada no Brasil está transformando a qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde.

*Por Bárbara Miranda, professora, palestrante em inovação e gerente de inovação da Health Angels Venture Builder e Rafael Kenji, médico e CEO da Health Angels Venture Builder

A relação entre medicina pública e privada é complexa e abrange diversos aspectos, como a forma de lidar com a inovação. No Brasil, essa dicotomia é ainda mais evidente, com desafios e oportunidades únicas em ambos os setores. 

A medicina privada, geralmente financiada por seguros de saúde ou pagamento direto dos pacientes, é frequentemente percebida como mais inovadora. Isso se deve à flexibilidade financeira e à competição de mercado, que incentivam investimentos em tecnologias de ponta, equipamentos avançados e métodos de tratamento de última geração.  

Na área da medicina privada, é digno de nota o uso de diversas inovações e tecnologias, tais como: 

Cirurgia robótica: realiza procedimentos complexos com maior precisão e menos invasividade. Essa tecnologia permite que os cirurgiões façam intervenções com movimentos mais delicados e precisos, resultando em tempos de recuperação mais curtos e menores taxas de complicações para os pacientes. 

Medicina personalizada e genômica: oferece tratamentos mais direcionados e eficazes para pacientes com doenças genéticas, câncer e outras condições complexas. Por meio da análise do DNA e de biomarcadores, os médicos podem desenvolver planos de tratamento personalizados, maximizando os resultados clínicos e minimizando os efeitos colaterais. 

Cirurgia assistida por holograma ou cirurgia holográfica: permite aos cirurgiões visualizarem informações anatômicas, como estruturas internas do corpo humano, órgãos e vasos sanguíneos de forma holográfica e sobreposta ao campo cirúrgico. O recurso proporciona melhor compreensão da anatomia do paciente e auxilia na orientação durante a cirurgia, tornando o procedimento mais preciso e seguro. 

Por outro lado, a medicina pública, representada pelo SUS no Brasil, muitas vezes enfrenta restrições financeiras significativas, o que pode limitar a capacidade de inovação. Embora a medicina privada possa ser mais ágil na adoção de inovações devido ao orçamento em cena, isso não significa que a área pública esteja fadada à estagnação.  

Em um país onde 77% da população é SUS dependente, ou seja, depende exclusivamente do atendimento público, com 203 milhões de habitantes, a inovação deve ser direcionada às portas de entrada e o melhor direcionamento do paciente no sistema de saúde. Com 7 em cada 10 brasileiros utilizando o sistema público, o Brasil tem um ativo importante, que são os dados. Na atualidade, quem tem posse dos dados tem nas mãos o bem mais valioso que existe, já que essa informação nutre todas as outras bases e descobertas, por ter o entendimento do consumo e do comportamento do mercado. Ferramentas de gestão de dados são cada vez mais importantes na saúde pública, caminhando em conjunto com ferramentas de proteção desses dados. 

Estratégias como parcerias público-privadas, investimentos governamentais diretos em pesquisa e desenvolvimento e políticas de incentivo à inovação podem nivelar o campo de jogo. Além disso, a medicina pública muitas vezes serve como um terreno fértil para a pesquisa clínica e epidemiológica, fornecendo insights valiosos que podem impulsionar o avanço tecnológico em ambos os setores. 

Nesse sentido, é possível incluir políticas de subsídios para empresas farmacêuticas e de tecnologia médica que desenvolvam soluções voltadas às necessidades específicas do sistema de saúde, bem como programas de bolsas e financiamento para pesquisadores e instituições acadêmicas que se dediquem a estudos relevantes para o SUS. 

Destaca-se ainda algumas inovações e tecnologias aplicadas no Sistema Único de Saúde: 

Programa Telessaúde Brasil Redes: utiliza tecnologia de telemedicina para oferecer suporte a profissionais de saúde na atenção básica, por meio de teleconsultas, videoconferências e tele-educação. 

Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): permite o compartilhamento de informações médicas dos pacientes entre diferentes unidades de saúde, facilitando a integração do cuidado, reduzindo o tempo gasto com a busca por históricos médicos e melhorando a qualidade e segurança do atendimento. 

Programa Nacional de Imunizações (PNI): exemplo de sucesso na aplicação de tecnologia para o controle de doenças infecciosas. O PNI monitora a cobertura vacinal, identifica áreas de risco e coordena campanhas de vacinação em todo o país, contribuindo para a erradicação e controle de diversas doenças. 

Esses e outros exemplos demonstram como o SUS e a medicina pública estão utilizando a inovação e tecnologia para melhorar a qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde no Brasil, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população. A relevância que o SUS traz no cenário mundial rendeu elogios do executivo e bilionário Bill Gates, que comentou soube a capilaridade do sistema público brasileiro através da Atenção Primária à Saúde (APS).

Como se vê, a inovação na medicina é crucial para melhorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços em todo o mundo. Embora a área privada muitas vezes seja vista como a mais inovadora devido à flexibilidade financeira, a medicina pública também tem o potencial de alcançar níveis significativos de avanço, especialmente com incentivos e investimentos certos. No Brasil, é essencial que o SUS seja apoiado com políticas e recursos que promovam a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras, garantindo que todos os brasileiros possam se beneficiar dos avanços médicos mais recentes. 

*Por Bárbara Miranda, Gerente de Inovação em coautoria com Rafael Kenji, CEO, ambos da Health Angels Venture Builder, fundo de investimento no formato Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras nas áreas de saúde e educação.

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AGÊNCIA ESTADO

Ministra Nísia Trindade anuncia ações para reduzir espera no SUS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (8/4), ao lado do presidente Lula, novas ações da pasta para tentar reduzir o tempo de espera por exames e consultas especializadas, um dos grandes gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos pontos mais destacados por Lula na campanha presidencial.

Na ocasião, Nísia apresentou o Mais Acesso a Especialistas, mas em formato diferente do que foi adotado no PNRF para cirurgias. Como parte da nova ação, a ministra prometeu atendimentos online no SUS com médicos especialistas, ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 22 horas e repasses extras para contratação de espaços na agenda de unidades privadas para a realização de procedimentos para pacientes do SUS.

De acordo com Trindade, o fluxo será "focado na necessidade do paciente e não nos procedimentos", com o objetivo de "redução do tempo de espera e do número de lugares que o paciente tem que ir". "Hoje, a pessoa vai a uma UBS, tem uma indicação para procurar um especialista, essa consulta é agendada num tempo longuíssimo, às vezes quatro meses ou mais; os exames não são feitos em sintonia, são feitos com atraso. O sistema é focado em procedimentos, não tem integração com o programa Saúda da Família. É isso que nós vamos mudar", disse a ministra.

Na prática
Segundo o ministério, os recursos federais do programa só serão repassados aos gestores locais (secretários da Saúde) caso os serviços contratados "realizem as consultas e exames necessários para um paciente num tempo máximo determinado". É como se as unidades de saúde passassem a ter que oferecer um "pacote de cuidado" em vez de apenas um exame ou consulta. Esse "pacote" foi chamado de Ofertas de Cuidado Integrado (OCI).

O ministério explica ainda que cada OCI é um conjunto de procedimentos necessários na linha de cuidado para uma doença. No caso de um diagnóstico de câncer de mama, por exemplo, esse conjunto incluiria uma consulta com um mastologista, exames como mamografia e biópsia, retorno com o especialista e assim por diante. Os prestadores de saúde privados poderão aderir a editais abertos por Estados e municípios e terão uma remuneração melhor se, além de ofertarem os procedimentos previstos nas OCIs, adotarem "uma nova postura na jornada do paciente, com base na humanização, coordenação do cuidado, resolutividade e integração com a atenção primária".

No anúncio do programa, no entanto, faltaram alguns detalhamentos. A ministra não informou, por exemplo, como esse novo fluxo de atendimento será implantado, qual é a meta de redução do tempo de espera para exames e consultas nem o número de procedimentos extras (ou de pacientes cuidados) que o ministério pretende alcançar com o Mais Acesso a Especialistas. Também não foi detalhado quantas UBSs terão o horário estendido, em que situações serão ofertadas consultas online com especialistas nem o valor total que será investido no programa.

Não ficou claro ainda quais serão os indicadores usados para medir a qualidade do atendimento e os bons resultados nos casos das OCIs. O novo programa busca substituir o modelo de pagamento por procedimento (também conhecido como fee for service) pelo chamado pagamento por desfecho ou resultado (ou fee for performance). Este último é defendido por especialistas tanto para a saúde pública quanto privada, mas sua implantação não decolou por fatores como a falta de integração das unidades de saúde e dificuldade de medir esses desfechos/resultados.

Plano de ação
De acordo com a ministra, os gestores locais terão até o dia 16 para aderir à ação e, para os que aderirem, será necessário enviar um plano de ação regional até o dia 20 deste mês. Na etapa seguinte, com início previsto em 1º de junho, serão firmadas as parcerias (contratualização) com prestadores de saúde da rede privada para tentar ampliar a oferta de procedimentos. O novo modelo de atendimento passaria a funcionar, de fato, em 1º de julho.

Para isso, o ministério disse que irá priorizar as OCIs focadas nos principais tipos de câncer (colo de útero, mama, próstata, colorretal, gastresofágico) e em atendimentos das especialidades de cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia. "Gradativamente, serão elaboradas e disponibilizadas novas OCI", disse a pasta. "Hoje, o setor privado responde por 65% dos exames e consultas realizados pelo SUS. Onde for possível, (vamos) utilizar capacidades ociosas para fazer valer esse programa e, ao mesmo tempo, o fortalecimento dos serviços da rede pública", disse Nísia, citando investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão usados para a construção de 1,8 mil UBSs e 90 policlínicas.

Em material divulgado pela assessoria do ministério após o evento, a pasta afirma que o programa "passa a ofertar outras possibilidades de encaminhamento, reduzindo o tempo de espera, buscando o paciente quando for necessário que ele se trate sem demora e, quando possível, garantindo atendimento na Atenção Primária por telessaúde". A pasta disse que repassará R$ 460 milhões a Estados e municípios para "apoiar a elaboração e implementação dos planos de ação para a transformação digital".

Com isso, diz o ministério, especialistas como cardiologistas e oftalmologistas farão atendimentos online e análise de diagnósticos de médicos que atuam nas UBSs. O ministério também promete criar, por ano, até 2026, 2.360 equipes de Saúde da Família. A ministra também afirmou que, como continuação da ação para reduzir filas de cirurgias eletivas, o governo tem a meta de realizar 1 milhão de operações pelo programa por ano até 2026.

Como mostrou o Estadão, no primeiro ano de vigência do PNRF, a pasta financiou 650 mil cirurgias, o equivalente a 65% dos cerca de 1 milhão de procedimentos informados como prioritários pelos Estados. Em alguns casos, como a cirurgia de quadril, evidenciada por Lula em um vídeo em março, a pasta atendeu o pedido de recurso extra para apenas um de cada cinco pacientes nas filas prioritárias dos Estados. 

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MEDICINA S/A

Mercado de trabalho no setor de saúde cresce em média 5,3% ao ano

Com um faturamento anual de R$ 415 bilhões no Brasil, de acordo com dados do IPC Maps, a Saúde Privada está entre os setores mais aquecidos na busca por profissionais, segundo o Panorama Setorial da Saúde da Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, lançado em março de 2024. O mercado de trabalho no setor cresce a uma média de 5,3% ao ano, enquanto o estoque total de trabalhadores tem crescido a uma taxa média anual de 3,8%¹.

“A finalidade deste Panorama Setorial é apresentar aos gestores um quadro amplo do setor de Saúde, de modo a conectar as realidades do mercado às questões ligadas à gestão de talentos”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. “O material traz uma análise e alerta sobre como os profissionais podem impactar o resultado das companhias”, completa.

Busca por qualificação

O setor de Saúde vivenciou uma grande consolidação nos tempos recentes. As muitas fusões e aquisições do setor posicionaram o segmento como um dos que mais transacionaram nos últimos anos. No entanto, existe um longo caminho até que essas uniões deem origem a organizações coesas e eficientes, principalmente no que se refere à mão de obra.

“Até o momento, o que se vê são operações que inflaram e se tornaram mais complexas, porém com estruturas, processos e sistemas muitas vezes redundantes ou até mesmo incompatíveis. Por vezes, os negócios são desenvolvidos por uma força de trabalho que carece de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para as posições”, diz Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half.

“Percebe-se um movimento das empresas em direção à profissionalização de sua força de trabalho, além de uma busca de maior senioridade principalmente na área financeira. Essa tendência visa reduzir as lacunas de formação, que percorrem desde as atividades operacionais até os níveis executivos”, acrescenta Nogueira.

Profissionais mais demandados

A expansão da base de clientes, o aumento na sinistralidade e nas fraudes de usuários dos planos de saúde fez explodir o volume de glosas nos pagamentos de clínicas e hospitais – problema que impacta diretamente o fluxo de caixa das empresas. O acúmulo dessas situações gerou a necessidade de recrutar um número cada vez maior de profissionais qualificados com conhecimentos especializados nas áreas de faturamento, auditoria e autorizações.

Segundo dados da Robert Half, no último ano, a maior procura foi por:

Analista/Assistente de Faturamento

Analista/Assistente de Autorização

Enfermeiro Auditor

Auditor de Investigação

Analista de Autorização (Pré/Pós)

Analista de Compliance

Analista de Legalização

Auditor de Riscos

Dadas as dificuldades para encontrar os perfis necessários, a alternativa frequentemente utilizada no setor costuma ser a de apostar no treinamento de colaboradores juniores, a “importação” de profissionais de maior senioridade, mais atualizados e vindos dos grandes centros ou a contratação por projeto de profissionais mais experientes para resolver backlogs e transferir know-how aos colaboradores permanentes da empresa.

Entre 2022 e 2023, mais de 90% das vagas abertas nas áreas de faturamento, auditoria, autorização e glosas foram por projetos com tempo determinado.

De acordo com pesquisas da Robert Half, a alocação de profissionais por projetos é benéfica tanto para as empresas como para os colaboradores.

Perfil das oportunidades

Entre 2022 e 2023, as oportunidades abertas foram:

80% totalmente presenciais

14% híbridas

6% remotas

Características comportamentais mais demandadas:

Resiliência

Capacidade de performar sob pressão

Competências técnicas mais demandadas:

Experiência com temas de alta complexidade, como: internações, cirurgias, próteses, tratamentos de alto custo.

O problema do turnover

Além da dificuldade de encontrar bons profissionais, o setor sofre, também, com o alto volume de turnover entre os profissionais do backoffice. Para esses colaboradores, os salários na Saúde são inferiores aos de seus pares em outras indústrias, o que contribui para a evasão.

De acordo com o Panorama Setorial de Saúde da Robert Half, as principais motivações para a saída de profissionais são:

Melhores oportunidades em outras empresas

Salários abaixo da média do mercado

Falta de oportunidades de crescimento na empresa

Falta de reconhecimento e recompensas

Problemas de conciliação entre trabalho e vida pessoal

Guia Salarial da Saúde

Confira remunerações de alguns cargos do setor:

Auditor de Investigação: 6.800 | 8.600 | 10.400

Auditor de Riscos: 6.500 | 8.200 | 9.950

Analista de Compliance: 5.300 | 6.650 | 8.000

Enfermeiro auditor: 4.750 | 7.500 | 10.300

Analista de Legalização: 4.650 | 5.800 | 7.500

Analista de Faturamento: 3.000 | 3.650 | 4.400

Analista de Autorização: 3.000 | 3.750 | 4.500

Assistente de Autorização: 2.400 | 3.000 | 3.800

Assistente de Faturamento: 2.380 | 3.000 | 3.700

Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/50º/75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras.

O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.

A pesquisa

O estudo Panorama Setorial da Saúde tem o objetivo de oferecer aos gestores de empresas do setor uma visão geral das perspectivas e desafios no horizonte próximo, sob o ponto de vista da gestão de pessoas. O quadro descrito neste Panorama se baseia, ao mesmo tempo, em dados de fontes públicas e em pesquisas da Robert Half.

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Reavaliação médica on-line reduz permanência de pacientes menos graves

Com o aumento significativo de atendimentos nos Pronto Socorros neste ano de 2024, o Hospital São Camilo Pompeia iniciou um serviço de reavaliação on-line para pacientes que são classificados como de baixo risco. Após o atendimento médico e realização de exames no Pronto Socorro, esses pacientes classificados pelo Protocolo de Manchester como urgência menor e não urgência (respectivamente com as pulseiras verde e azul), podem optar por serem liberados do P.S. e aguardarem o resultado dos seus exames em casa com a reavaliação médica on-line.

Essa reavaliação acontece numa plataforma de telemedicina do Hospital São Camilo. Quando os exames estão prontos, o paciente é contatado e feita a teleconsulta para o mesmo dia. Essa opção é uma novidade que visa melhorar a experiência dos pacientes, diminuindo o tempo de espera dentro do hospital para mais segurança, uma vez que os casos de síndromes respiratórias aumentaram 181% de janeiro a março (passou de 2098 para 5.901 casos) na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Em 2024, o Pronto Socorro da Unidade Pompeia realizou em janeiro um total de 12.090 atendimentos, em fevereiro 13.563 e em março 15.777 atendimentos. Os casos de dengue aumentaram 900% em março em relação ao mês de janeiro (passou de 725 para 7.337 casos) e a cidade de São Paulo, assim como o Brasil, registraram o maior número de casos neste ano de toda a história de diagnósticos, sendo a maior epidemia de dengue.

O Pronto Socorro do Hospital São Camilo segue a Classificação de Risco do Protocolo de Manchester. Após passar pela triagem, quem foi classificado como verde (urgência menor) ou azul (não urgente) tem esperas médias de 120 e 240 minutos respectivamente, de acordo com o protocolo. Nos períodos de elevado número de atendimentos, há uma mobilização por parte da equipe assistencial do Hospital, porém, o tempo de espera pode ser superior.

“Com a reavaliação on-line oferecemos uma opção para os pacientes que não desejam permanecer na Unidade por longo período. O atendimento médico e reavaliação vai acontecer normalmente e em caso de necessidade de retorno ao Hospital o paciente será comunicado pelo médico na teleconsulta. E para os casos de prescrição de medicamentos, que é a maioria das classificações de urgência menor e não urgência, o médico fará o envio da prescrição por SMS ao número de celular do paciente que não precisará retornar ao hospital”, afirma Carolina Marcki, gerente médica do Hospital São Camilo Pompeia.

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PORTAL AB NOTICIAS NEWS

Medicamento de R$ 21 milhões se torna o mais caro do mundo

Mariana Pereira

Especialista em Direito e Saúde relembra que medicamentos de alto custo pressionam operadoras de saúde e reaquece debate no setor

Há pouco mais de um ano, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovava a incorporação do medicamento Zolgensma para o tratamento de pacientes pediátricos com até 6 meses de idade com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. Hoje, um novo medicamento surge nos EUA para se tornar o mais caro do mundo. A substância pode ser uma alternativa para tratar uma doença genética infantil muito rara e está precificada em US$4,25 milhões (equivalente a 21 milhões de reais). Chamado de Lenmeldy, o medicamento é fornecido pela Orchard, empresa biofarmacêutica sediada no Reino Unido e foi aprovado pela Federal Drug Administration (FDA) para o tratamento da leucodistrofia metacromática (MDL). A doença se refere a um distúrbio genético que afeta em média 40 crianças por ano nos EUA e é fatal para a maioria dos portadores. A forma mais grave da MLD faz com que crianças no final da infância percam toda a função motora, atingindo um estado vegetativo, eventualmente necessitando de cuidados intensivos 24 horas por dia.

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Para Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), "a novidade cria boas esperanças aos portadores da doença, por outro lado, provoca o reaquecimento do debate envolvendo o preço de terapias genéticas e o custeio das respectivas substâncias no cenário da saúde suplementar. Acayaba entende que, no Brasil, a incorporação de medicamentos de alto custo deve ser custeada pelo Sistema Único de Saúde, com negociações de preços substanciais e até abatimento de impostos, como foi feito na Alemanha no caso do MLD, onde o preço do medicamento reduziu cerca de 50%. Caso contrário, as operadoras de saúde passarão a conviver com enormes incertezas para manutenção de suas carteiras, e aquelas de menor porte, temem pela sua sobrevivência", alerta.

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Mitos e verdades sobre planos de saúde com coparticipação


Atualmente, a coparticipação emerge como uma modalidade significativa de pagamento dentro do cenário dos planos de saúde, envolvendo uma parcela de custos diretamente assumida pelo beneficiário por procedimentos utilizados, sejam consultas, exames, cirurgias ou internações.

Nos planos de saúde que adotam a coparticipação, os beneficiários desfrutam de mensalidades mais acessíveis em comparação com planos sem essa modalidade. Todavia, sempre que se utilizam de serviços cobertos pelo plano, estão sujeitos a pagar uma parte proporcional do valor desses serviços.

A cobrança da coparticipação pode se dar de duas maneiras distintas, através de um valor fixo pré definido para cada tipo de procedimento ou por meio de um percentual calculado sobre o custo total do serviço. É imperativo que a forma de cobrança esteja claramente especificada no contrato do plano de saúde. Além disso, a distinção fundamental entre planos com e sem coparticipação reside na forma de pagamento, enquanto nos planos sem coparticipação os beneficiários pagam apenas a mensalidade, nos planos com essa modalidade, contribuem também com parte do custo dos procedimentos utilizados.

Mesmo com o alcance das informações hoje, a coparticipação segue sendo uma das principais dúvidas das pessoas que desejam obter um plano de saúde, o que as levam a acreditar em mitos e estigmas que englobam o setor em geral. Pensando em auxiliar os consumidores, Gustavo Lima, diretor de produtos do Joov, plataforma 100% online que oferece vendas seguras de planos de saúde, destacou os 5 principais mitos e a verdade por trás de cada um deles.

Mito 1: A Coparticipação é sempre mais cara do que planos sem essa modalidade

Verdade: Na realidade, a coparticipação pode resultar em mensalidades mais acessíveis, tornando os planos de saúde mais acessíveis para uma variedade de perfis econômicos.

Mito 2: A coparticipação dificulta o acesso aos cuidados médicos necessários

Verdade: A coparticipação pode, na verdade, incentivar um uso mais consciente e eficiente dos serviços de saúde, já que os beneficiários estão mais atentos aos custos associados aos tratamentos.

Mito 3: Planos com coparticipação não cobrem os mesmos serviços que os planos tradicionais

Verdade: Em geral, os planos com coparticipação oferecem cobertura semelhante aos planos tradicionais, diferenciando-se apenas na forma de pagamento pelos serviços utilizados.

Mito 4: A coparticipação resulta em gastos imprevisíveis e excessivos

Verdade: Embora os custos associados à coparticipação possam variar, muitos beneficiários encontram maior previsibilidade em seus gastos, uma vez que estão cientes dos valores a serem pagos por cada serviço utilizado.

Mito 5: A coparticipação é desvantajosa para quem utiliza frequentemente os serviços de saúde

Verdade: Para aqueles que precisam de cuidados médicos com regularidade, a coparticipação pode ser uma opção vantajosa, pois oferece mensalidades mais baixas e, em muitos casos, limites máximos de gastos mensais.

"Adquirir um plano de saúde com transparência é essencial para a relação entre os consumidores e os corretores. Ao preferencialmente optar pela coparticipação, as pessoas podem ter maior previsibilidade de gastos e preparo financeiro para eventuais consultas, exames e cirurgias", finaliza Gustavo.

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Assessoria de Comunicação