Ahpaceg e Indicom Ambiental preparam projeto inovador de reaproveitamento de lixo reciclável gerado por hospitais de alta complexidade
Em reunião realizada, em 30 de janeiro, representantes da Ahpaceg, empresa Indicom Ambiental e coordenadores da área de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde de instituições associadas debateram um projeto que vai inovar a destinação do lixo reciclável produzido em hospitais de alta complexidade goianos.
A ação pioneira no Estado, que deve ter início por Goiânia, visa assegurar o reaproveitamento de materiais, como papelão, galões, plásticos, alumínio e eletrônico, de acordo com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Esses itens, hoje, representam uma parcela expressiva dos resíduos produzidos por instituições de saúde e, com a implantação do projeto, eles deixarão de ser descartados, passando a ser usados como matéria-prima para tijolos, roupas/pijamas, saquinhos para diversos usos, dentre outros objetos.
“Várias ideias foram apresentadas nesta primeira reunião. Esse é um avanço muito importante que a Ahpaceg dará para preservação do meio ambiente ao somar com outras instituições o desfecho do lixo reciclável produzido no ambiente hospitalar/clínicas”, disse Madalena Del Duqui, coordenadora de Educação Continuada da Ahpaceg.
Também participaram da reunião, a coordenadora da Central de Compras da Associação, Ana Valéria Miranda, a executiva da Indicom Ambiental, Hadassa Serafim, e representantes dos associados.