Ministro da Saúde fala em fim da tabela do SUS e presidente da Ahpaceg comenta defasagem
No dia 20 de março, durante o 58º Congresso Nacional de Municípios, realizado no interior paulista, O ministro da Saúde, Arthur Chioro falou sobre a defasagem da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) e anunciou que pretende criar um novo mecanismo de financiamento para a saúde pública. "Pretendo, como ministro, acabar com essa tabela, mudar o processo de financiamento e da transferência de recursos feita atualmente", disse Chioro.
De acordo com matérias publicadas no jornal O Estado de São Paulo e portal Saúde Web, o ministro adiantou que pretende substituir a atual forma de remuneração por um processo de financiamento por pacotes de cuidados, embora possa ser necessário manter uma pequena tabela com alguns procedimentos para remunerar, por exemplo, serviços privados que só fazem procedimento.
Presidente da Ahpaceg diz que defasagem da tabela ameaça o atendimento à população
O presidente da Ahpaceg, Gustavo Gabriel Rassi, concorda com a necessidade de mudanças na tabela do SUS, cujos valores estão extremamente defasados, há muito tempo. Ele observa que essa defasagem ameaça o bom atendimento prestado pelos hospitais privados conveniados, pois os preços pagos são insuficientes para cobrir os custos assistênciais. Em todo o País, a rede privada conveniada é responsável pelo atendimento a cerca de 70% dos usuários do SUS.
"É positivo ver o Ministério da Saúde, através de seu ministro, reconhecer que essa tabela está desatualizada e falar em mudanças na remuneração. Esperamos que seja encontrada uma forma adequada e justa de pagamento aos prestadores de serviços do SUS, pois a situação está insustentável", disse.