Postado em: 09/11/2023

Diretor-geral da Epimed Solutions fala a associados da Ahpaceg sobre solução de monitoramento de UTIs

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No Dia Mundial da Qualidade, celebrado nesta quarta-feira, 9, a Ahpaceg recebeu o diretor-geral da Epimed Solutions, Carlos Eduardo Reis, para falar sobre o uso de uma solução que tem sido fundamental para o monitoramento da qualidade e o aperfeiçoamento da eficiência dos serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais associados.

Em uma reunião híbrida com o presidente Haikal Helou e associados da Ahpaceg, Carlos Eduardo Reis detalhou funcionalidades do Sistema Epimed Monitor, já em uso em vários hospitais associados e em mais de 800 instituições e 30 mil leitos de UTI em 10 países.

Baseado na avaliação quantitativa e qualitativa da qualidade e eficiência da gestão das UTIs, ele apresentou dados da Ahpaceg registrados entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano. Os índices demonstram uma evolução significativa nos indicadores desde o início do uso do sistema há cerca de três anos.

Atualmente, cinco hospitais associados - Hospital de Acidentados, Hospital do Coração Anis Rassi, Hospital e Maternidade Premium, Hospital Santa Mônica e Hospital Santa Terezinha – contam com o Selo UTI Top Performer e dois hospitais - Hospital Evangélico Goiano e Hospital do Coração de Goiás -, com o Selo UTI Eficiente, ambos emitidos pela Epimed e Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

Essa conquista traduz o reconhecimento público da AMIB e da Epimed Solutions sobre a qualidade e a segurança do atendimento prestado pelas UTIs dos associados e o monitoramento tem auxiliado as instituições na avaliação e aperfeiçoamento contínuo desta assistência, da eficácia clínica e do uso de recursos.

“O sistema permite um benchmarking, avaliando indicadores de desempenho e qualidade, como total de internação, reinternações em 24 horas e em 48 horas, óbitos na UTI e hospitalar e tempo de internação”, explicou Carlos Eduardo Reis.

Ele destacou que com o Epimed Monitor UTI é possível realizar a gestão e a análise de indicadores por meio de relatórios online, benchmarking qualificado e avaliações em tempo real, permitindo melhorar o entendimento do perfil dos pacientes, a alocação de recursos e a eficiência da unidade.

E tem novidades no sistema. Com o uso da inteligência artificial, é possível ir bem além nas avaliações. Carlos Eduardo Reis apresentou exemplos de análises feitas a partir de 70 variáveis do paciente, como sexo, idade, resultados de exames, que resultam em uma estimativa, por exemplo, do tempo de internação e comparação com o de outros hospitais. “Se o tempo supera essa estimativa, o sistema aponta riscos de internação prolongada”, exemplificou.

Marco Castilho, do associado Hospital Santa Mônica, elogiou o uso da ferramenta, que tem possibilitado aos hospitais avaliar seu desempenho e aperfeiçoar o que for necessário. Vicente Guerra Filho, do associado Hospital Santa Terezinha, também ressaltou que a plataforma auxilia na melhoria da gestão das UTIs.

O uso desta plataforma, de acordo com o presidente Haikal Helou, faz parte do compromisso da Ahpaceg de trabalhar pela melhoria contínua da segurança, resolutividade e qualidade da assistência prestada aos goianos.