Postado em: 12/05/2023

Profissionais de enfermagem de instituições associadas participam da palestra “Segurança do Paciente: Terapia Intravenosa

DSC 1512

 

Profissionais de enfermagem de instituições associadas à Ahpaceg participaram ontem, 11, da palestra “Segurança do Paciente: Terapia Intravenosa”, promovida pela Associação em parceria com a Viveo e BD e realizada no auditório do associado Hospital Santa Mônica.

A palestrante foi enfermeira Ângela Sola, especialista em infectologia e epidemiologia hospitalar, com atuação na área de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, experiência em vigilância epidemiológica, elaboração e análise de indicadores, relatórios, treinamentos, programas de prevenção de infecção e processo de certificação Joint Commission International (JCI).

Ela destacou serem as infecções primárias de corrente sanguínea uma preocupação séria nos cuidados com o paciente. De acordo com estudos, essas infecções podem ser prevenidas em até 70% dos casos, o que destaca a importância de medidas rigorosas para evitar sua ocorrência.

Por isso, a segurança do paciente, um dos pilares do trabalho da Ahpaceg, é tão importante e a terapia intravenosa é um dos procedimentos que requer atenção especial.

Uma das principais medidas de prevenção citada por Ângela é também a mais básica: a higiene das mãos. “É importante que os profissionais higienizem as mãos antes de realizar qualquer procedimento em um paciente”, destacou, ressaltando que uma falha neste hábito simples pode comprometer toda a assistência.

Ângela ainda abordou diretrizes de assepsia a serem seguidas durante a inserção de cateteres intravenosos e no processo de manipulação e infusão de medicamentos. Uma delas é evitar o uso prolongado de cateteres e adotar medidas para garantir a esterilidade adequada durante sua inserção e manipulação.

Ela também ressaltou a importância dos indicadores assistenciais. “Precisamos olhar essa ferramenta não só como números ou gráficos, mas como um importante instrumento de gestão e avaliação mensal, trimestral ou anual que nos permite corrigir falhas e aumentar a segurança da assistência”, disse.

 

DSC 1497

Ângela (esq.) e Madalena

 

A coordenadora de Educação Continuada da Ahpaceg, Madalena Del Duqui, que também acompanhou a palestra, recorda que a Associação já conta com uma plataforma de indicadores que gerencia esses dados da rede, inclusive de infecções primárias de corrente sanguínea e ressalta a importância de todos os associados continuarem registrando regularmente as informações solicitadas.

Além da palestra, que integra as ações de educação continuada da Ahpaceg, houve uma apresentação de materiais usados na terapia intravenosa.