Postado em: 12/02/2014

Classificação Hospitalar Ahpaceg é destaque em blog

site seloEm entrevista ao blog do advogado, CEO e sócio fundador do Grupo The1, Christiano Quinan, o vice-presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, falou sobre a Classificação Hospitalar e o Selo de Qualidade Ahpaceg. Ele ressaltou que a classificação leva informação ao paciente e essa é a melhor ferramenta que uma pessoa pode ter. Confira a entrevista publicada em http://christianoquinan.blogspot.com.br/2014/02/a-saude-dos-goianos.html

A saúde de nós goianos

Espalhado por toda a cidade, comentado por toda a imprensa, nós goianos agora começamos a ter acesso a informação de EXTREMA RELEVÂNCIA, sobre nossa Saúde. Recentemente, a Ahpaceg (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás) apresentou para os usuários dos hospitais o selo de classificação dos hospitais de nossa região. Para nos explicar o que significa este selo, entrevistei o Dr. Haikal Yaspers Helou, vice-presidente da Ahpaceg e diretor do Hospital de Neurologia Santa Mônica.

Qual a importância da Classificação Ahpaceg para nós goianos?


Acredito que a melhor ferramenta que uma pessoa pode ter, para ser parte atuante no seu destino é a informação. Quando tomamos decisões baseadas em dados de confiança e qualidade, aumentamos em muito a chance de acerto. A intenção da classificação Ahpaceg é esta, informar de forma clara aos pacientes e seus familiares quais hospitais tem investido em segurança e qualidade, e nesse sentido ela é um marco, pois nada parecido jamais foi feito em nosso Estado.

Quais são os requisitos mínimos que um hospital deve ter para me atender como paciente?

É importante que a unidade tenha resolutividade, que seja capaz de tratar o paciente na sua totalidade. Nos preocupa muito quando vemos na imprensa que uma paciente se internou em uma determinada instituição, houve uma complicação durante o ato cirúrgico, e teve de ser transferida as pressas em uma ambulância para um hospital estruturado. Alguns requisitos consideramos essenciais para chamarmos uma instituição de hospital. Como exemplo cito: pronto-socorro, laboratório, CTI, radiologia 24 horas, gerador de energia e uma abordagem multidiciplinar ao paciente. (A lista completa pode ser vista no site da www.Ahpaceg.com.br)

Eu, como usuário, o que devo fazer para escolher um plano de saúde? E um Hospital?

Essa é uma pergunta que nos é feita com frequência. Muitos pacientes pagam por anos um plano, acreditando que tem cobertura assistencial de qualidade, para na hora que precisam ficarem literalmente a mercê da sorte. Não conseguem agendar consultas, internações, exames mais sofisticados e cirurgias. Mas temos como meta criar também uma classificação para planos de saúde.

O que devemos esperar dos hospitais e dos planos de saúde a partir de agora com a Classificação Ahpaceg?

Um compromisso constante e crescente com a segurança do paciente, com a qualidade do atendimento e a satisfação do paciente. Menos improviso, mais profissionalização. Mas novamente o resultado é diretamente ligado a informação e exigência dos clientes.