Pesquisa traz retrato dos Núcleos de Segurança do Paciente do país
Um retrato atual dos Núcleos de Segurança do Paciente, a partir de dados inéditos fornecidos por 400 serviços de saúde localizados nas cinco regiões do país, foi divulgado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) com a pesquisa “Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil”.
Os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) foram criados pela Resolução da Anvisa RDC 36/2013, emitida logo após o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Os NSPs podem ser considerados a célula mater da segurança do paciente nas organizações de saúde brasileiras.
Para traçar o panorama, a Sobrasp utilizou dados próprios e dados secundários disponibilizados pela Anvisa, DataSUS e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. O objetivo é trazer subsídios para o fortalecimento dos NSPs brasileiros, para políticas voltadas à área e para o fortalecimento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
A pesquisa foi conduzida pela equipe do Núcleo de Informações Estratégicas da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente ao longo de 2022, e respondida por coordenadores de Núcleos de Segurança do Paciente das instituições ou diretores técnicos da unidade de saúde.
Dos 400 respondentes, 87,5% são núcleos de hospitais
Segundo Flávia Portugal, analista dos dados do estudo e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o número demonstra que, embora a Resolução da Anvisa RDC 36/2013 preconize a existência de núcleos de segurança do paciente em todos os serviços de saúde – público, privado, filantrópico, civil ou militar, ensino e pesquisa – ainda é preciso avançar na criação desses núcleos em outros cenários, por exemplo, na atenção primária, em maternidades e pronto-atendimentos.
“Eventos adversos que provocam danos aos pacientes ocorrem em qualquer serviço”, pontua. A professora também chama a atenção para uma contradição revelada pelas respostas:
A grande maioria (94%) diz receber apoio da alta gestão, porém…
- 32% não têm reuniões com a alta gestão;
- 59,8% não recebem recursos financeiros para suas ações;
- 52% dos núcleos não têm espaço físico para suas atividades;
- Em 61,5% deles, o profissional coordenador não tem dedicação exclusiva;
- Em 50,5% dos núcleos, os demais profissionais que compõem a equipe não têm horas dedicadas especificamente para as atividades do núcleo.
Segundo Antônio José de Lima Junior, membro do Núcleo de Informações Estratégicas da Sobrasp e chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital das Clínicas de Uberlândia, as análises estatísticas também mostraram que a proporção maior de um Plano de Segurança implantado – medida também preconizada pela RDC 36 – se deu nos serviços em que os profissionais têm horas semanais exclusivas dedicadas ao trabalho dos Núcleos de Segurança do Paciente, e onde os coordenadores dos núcleos estão há mais tempo nessa função, por exemplo.
“Ou seja, quanto mais longa a permanência na instituição, maior o conhecimento da sua estrutura e funcionamento e maior o envolvimento do profissional, possibilitando mais sucesso das iniciativas”, ressalta.
Todas as informações da pesquisa “Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil” estão anonimizadas e protegidas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nenhum estabelecimento foi identificado.
(Fonte: Medicina S/A)