Ahpaceg alerta sobre aumentos de casos de Covid-19 e clama por isolamento social e vacinação
Nos últimos dias, os hospitais associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) têm registrado um aumento no atendimento de casos de Covid-19 tanto nos prontos-socorros quanto nas internações e na busca por exames. Apenas nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), esse aumento chegou a 15% nos últimos dez dias.
No momento, os hospitais estão cheios, mas não lotados, porém, há uma preocupação com o aumento de casos que pode indicar um repique da segunda onda ou o surgimento de uma terceira onda da pandemia.
Os hospitais seguem monitorando suas taxas de ocupação. Se necessário, como foi feito em outros momentos da pandemia, a quantidade de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 poderá ser ampliada, mas dentro do limite da capacidade instalada de cada hospital, pois não é possível criar novos leitos e, sim, adequar os existentes.
Contudo, a Ahpaceg ressalta que essa adaptação de leitos para atendimentos de Covid-19 implicará a redução, mesmo que temporariamente, da oferta de leitos para internações em outras áreas, como cardiologia, ortopedia, oncologia e neurologia, podendo comprometer a assistência a outros pacientes.
A melhor solução, portanto, é prevenir novos casos de Covid-19 por meio do isolamento social e da vacinação da população, medidas que exigem uma atuação efetiva dos gestores públicos e de toda a sociedade.