Profissionais de saúde participam de curso de classificação de riscos
O curso foi ministrado pela Aleph Consultoria em parceria com a Ahpaceg e abordou temas, como o Protocolo de Manchester
No último sábado, 19 de outubro, um grupo de mais de 20 enfermeiros, além de técnicos de enfermagem, farmacêuticos e administradores de hospitais goianos participou do curso Classificação de Risco - Acolhimento e Classificação de Riscos, ministrado pela Aleph Consultoria em parceria com a Ahpaceg. Com oito horas de duração, o curso foi realizado no auditório do Hospital Santa Mônica e enfocou temas relacionados ao acolhimento, classificação de risco, assistência e segurança do paciente.
Os temas foram abordados pela enfermeira Thaiana Santiago, que tem grande experiência na área e integra o Comitê de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os participantes puderam trocar experiências e atualizar e ampliar seus conhecimentos sobre vários aspectos do acolhimento e classificação de risco, entre eles o protocolo de Manchester, um sistema de triagem já empregado mundialmente e baseado em cinco cores, que classificam os casos a serem atendidos de acordo com sua gravidade.
A apresentação de um vídeo da OMS sobre as políticas públicas de segurança do paciente reforçou as informações apresentadas pela palestrante. Com a promoção de cursos como esse, a Ahpaceg busca proporcionar a atualização e maior qualificação dos profissionais de saúde, visando a melhoria contínua da assistência prestada à população e da segurança nos atendimentos hospitalares.