Postado em: 05/11/2013

Profissionais de saúde participam de treinamento em videocirurgias

Um grupo de médicos, entre eles residentes do Hospital Geral de Goiânia, Hospital de Urgências de Goiânia, Hospital das Clínicas e Santa Casa de Misericórdia; fisioterapeutas e enfermeiros de hospitais privados e públicos goianos está participando de um treinamento em videocirurgia, que teve início na terça-feira, 8 de outubro, e vai até sexta-feira, 11 de outubro. O curso, realizado pela primeira vez em Goiás, está sendo promovido através de uma parceria entre a Ahpaceg (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás) e a Covidien - empresa de equipamentos médico-hospitalares, soluções para diagnóstico por imagem, insumos farmacêuticos e produtos de saúde.

Dividido em módulos, alguns específicos para cada grupo de profissionais, o curso tem aulas práticas e teóricas e busca atualizar e capacitar os profissionais no emprego de técnicas de videocirurgia, visando a melhoria do atendimento aos pacientes, a redução dos riscos de complicações cirúrgicas, do tempo de recuperação e dos custos agregados.

Vice-presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, explica que o curso busca preparar melhor os residentes que vão trabalhar com essa técnica e aperfeiçoar os médicos que já trabalham com a videocirurgia, além de capacitar os fisioterapeutas e enfermeiros que integram as equipes multidisciplinares dos hospitais.

"A videocirurgia exige uma atualização contínua dos profissionais, pois as mudanças nesta área acontecem de forma muito rápida", diz, ressaltando que a parceria entre a Ahpaceg e a Covidien beneficia o hospital, que ganha em eficiência; o médico, que tem acesso a mais moderna tecnologia; e o paciente, que é o principal foco desta parceria, e passa a contar com um atendimento mais seguro.

O cirurgião geral Manoel Lemes da Silva Neto parabenizou a Ahpaceg pela iniciativa, que, segundo ele, contribui para o aperfeiçoamento dos médicos e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados aos pacientes. "É um projeto magnífico, que fomenta o conhecimento e contribui para melhorar a assistência aos pacientes", afirma.

Aulas são ministradas em unidade móvel

As aulas práticas e teóricas do treinamento são ministradas na Unidade Móvel de Educação da Covidien (Umec), uma carreta de 80 metros quadrados e 20 metros de comprimento, equipada com simuladores cirúrgicos, produtos de alta tecnologia e um auditório. A carreta, que já percorreu outras 13 cidades e atendeu cerca de 8,5 mil profissionais de saúde, está estacionada no pátio do Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia.
A parceria entre a Ahpaceg e a Covidien faz parte do programa de Assuntos Profissionais e Educação Clínica (Pace na sigla em inglês) da empresa, que investe no desenvolvimento científico e na preparação de profissionais de saúde em todo o mundo.

O curso é gratuito e os interessados em participar ainda podem ser inscrever pelo site http://survey.covidien.com/f/549398/24e5

Destaque na mídia – Em entrevista à imprensa, durante a abertura do curso, o vice-presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, destacou a parceria entre a Ahpaceg e a Covidien. Ele ressaltou, principalmente, os benefícios para o paciente.