Hospital Evangélico Goiano institui Núcleo de Segurança do Paciente
Cumprindo o que determina a Resolução RDC nº 36 da Anvisa, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, o Hospital Evangélico Goiano criou, no dia 4 de setembro, seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O hospital foi pioneiro na criação do NSP, previsto na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas, de acordo com o diretor administrativo e vice-presidente da Ahpaceg, Ernei de Oliveira Pina, antes mesmo da RDC nº 36, a equipe do HEG já vinha desenvolvendo ações visando a qualidade dos serviços prestados e a garantia da segurança do paciente.
Segundo ele, os relatórios da Secretaria Municipal de Saúde já demonstraram que o hospital segue as determinações e tem reduzido os eventos adversos. Para Ernei, a busca pela qualidade no HEG deve ser uma obsessão e o erro deve ser 'zero' dentro do hospital.
O NSP do hospital será coordenado pela enfermeira Maria Sônia Pereira. Ela observou que é um novo desafio que surge dentro do HEG e destacou que qualidade é mudança de hábito e de cultura. "Se busco qualidade, consigo segurança, a possibilidade de erro é minimizada. É preciso que todos tenham em mente que buscamos a segurança, sempre", enfatizou.
O promotor de Justiça, Marcelo Henrique dos Santos, que esteve presente na solenidade de instituição do Núcleo de Segurança do Paciente ressaltou o pioneirismo do Hospital Evangélico em se adequar a RDC nº 36, antes mesmo do final do prazo estabelecido. Ele destacou que o HEG será modelo em Anápolis para o cumprimento da resolução, que se aplica aos serviços de saúde públicos, privados, filantrópicos, civis e militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.
"Quando ingressamos em um hospital, nosso físico está associado a algum problema de saúde. Sabemos que pequenas atitudes podem fazer grande diferença. São os processos interligados de segurança do paciente. O HEG, com a instituição do Núcleo, se torna um paradigma", disse. (Com informações: Assessoria de Imprensa/HEG)