Postado em: 05/11/2013

Artigo - Como eliminar desperdícios hospitalares?

Executivos hospitalares são desafiados cada vez mais a fornecer atendimento de alta qualidade a seus pacientes com orçamentos operacionais cada vez menores. Uma população global em envelhecimento está agravando este problema. Por exemplo, na estimativa populacional feita em 2010, as Nações Unidas previram que a população com 60 anos ou mais está aumentando em ritmo mais rápido em regiões desenvolvidas e estima-se que aumente mais de 50% nas próximas quatro décadas, crescendo de 274 milhões, em 2011, para 418 milhões em 2050 e 433 milhões em 2100 (Nações Unidas, 2011).

Mesmo com este desafio, os executivos de hospitais podem implantar estratégias para melhorar operações, prestar atendimento de alta qualidade aos pacientes e aumentar as receitas da empresa. Ao eliminar desperdícios e ineficiências, as organizações de serviços de saúde podem melhorar as operações e cortar custos. De fato, de acordo com uma pesquisa recente conduzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi estimado que, dos recursos gastos em serviços de saúde, 20% a 40% são desperdiçados (OMS, 2010). Como parte dessa pesquisa, a OMS destaca os seguintes passos que os hospitais podem adotar para reduzir desperdícios:

- Obter o máximo das tecnologias e serviços de saúde;
- Melhorar a eficiência hospitalar;
- Obter atendimento correto na primeira vez, pela redução de erros médicos;
- Motivar trabalhadores da área de saúde;
- Eliminar desperdícios e corrupção;
- Avaliar criticamente quais serviços são necessários.

Uma infraestrutura com tecnologia inteligente pode ser utilizada como ferramenta poderosa para ajudar hospitais a concretizar inúmeras metas de eficiência quanto à energia, desperdícios e produtividade dos funcionários. Ela considera diretamente cada uma das recomendações da OMS e também pode ajudar organizações hospitalares a otimizar operações e reduzir custos gerais, continuando a fornecer, ao mesmo tempo, um atendimento de alta qualidade aos pacientes.

O que é uma infraestrutura com tecnologia inteligente?
Uma infraestrutura com tecnologia inteligente (ITI) é um modelo de projeto derivado do desenvolvimento progressivo da Tecnologia de Comunicação para Informática (ICT) e outros protocolos emergentes de comunicação para equipamentos celulares e wireless. Atuando como um sistema nervoso central para o hospital, uma infraestrutura com tecnologia inteligente se integra tradicionalmente a sistemas distintos, como energia, gerenciamento predial, segurança e TI para permitir a comunicação com todos os sistemas, além de monitorar, em tempo real, otimização e automação. Quando os sistemas de um hospital podem "conversar" entre si, a infraestrutura como um todo é fortalecida, desenvolvendo mais informações úteis e levando ao uso mais efetivo de todos os recursos.

Mais especificamente, com uma infraestrutura de tecnologia inteligente, os hospitais podem:

- Promover a eficiência energética com o controle e monitoramento das fontes de energia;
- Melhorar a segurança dos pacientes e funcionários em uma unidade para doentes mentais com sistemas para a proteção dos funcionários e controle de acesso;
- Incrementar a experiência dos pacientes com serviços de chamada de enfermeiros e o controle de sua própria iluminação, temperatura do quarto, luminosidade das janelas e muito mais.

A infraestrutura também foi montada para se adaptar facilmente às expansões e mudanças. Usando tecnologias de protocolo aberto, a infraestrutura pode receber de forma rápida e efetiva novas tecnologias ou uma nova ala das instalações. As eficiências obtidas com a integração do sistema podem gerar reduções consideráveis de custo para organizações de saúde, pois a OMS estima que, somente nos Estados Unidos, 335 bilhões de dólares são desperdiçados por ano em serviços de saúde devido à falta de interoperabilidade dos sistemas da informação (OMS, 2010).

Melhoria no atendimento ao paciente

Possivelmente, um dos benefícios mais significativos de uma infraestrutura com tecnologia inteligente é a melhoria para cada paciente durante o processo de atendimento. Em muitas regiões do mundo, os pacientes agora têm mais opções sobre onde podem obter serviços de saúde, colocando assim uma tensão adicional nos hospitais para permanecerem competitivos para atrair pacientes. Boa ou má, a experiência que um paciente tem durante sua hospitalização afetará, provavelmente, sua decisão em voltar ao mesmo hospital quando precisar novamente de cuidados hospitalares.

O processo de internação que um paciente experimenta será afetado por uma variedade de fatores envolvendo médicos, serviço de alimentação, limpeza e a própria instalação da unidade de saúde. É essencial, portanto, que instalações de saúde sejam projetadas para permitir a alocação ideal dos recursos, melhorando a internação dos pacientes e o resultado operacional da empresa. Ao conectar serviços médicos e o hardware e software das instalações e permitir comunicação wireless, a equipe médica pode acessar informações que necessitam, em qualquer momento e em qualquer local, para manter os pacientes seguros e satisfeitos em todos os aspectos.

Por exemplo, provedores de serviços de saúde podem acessar e comunicar dados do paciente em tempo real em qualquer lugar dentro das instalações da unidade. Soluções móveis permitem que os médicos permaneçam em contato contínuo, seja ao lado da cama do paciente, em salas de exames ou em centros de tratamento de emergência, para fazer e fornecer avaliações do paciente de forma eficaz e tomar decisões de atendimento mais embasadas em informações, de acordo com planos de tratamento conjunto.

Uma infraestrutura com tecnologia integrada também é projetada para proporcionar o máximo tempo em operação do sistema, por meio de uma arquitetura que incorpore altos níveis de resiliência e distribuição de informações. Um hospital que esteja sempre "ligado", desde ter energia no centro cirúrgico à disponibilidade de registros eletrônicos, fornecerá o ambiente mais seguro possível para os pacientes, funcionários e visitantes.

Uma infraestrutura inteligente é um investimento inteligente

Uma infraestrutura inteligente reduz despesas de operação (OpEx) e despesas de investimento de capital (CapEx) durante toda a vida útil da unidade hospitalar devido à redução de desperdícios e de redundâncias e, também, por recursos otimizados e operações ágeis, possíveis agora por meio de integração e comunicação entre os diversos sistemas do hospital. Existem muitas oportunidades específicas para ajudar hospitais a melhorar a eficiência e reduzir desperdícios, usando um projeto de infraestrutura com tecnologia inteligente nas operações de um hospital.

Gerenciamento e diagnósticos da rede e do cabeamento

Uma infraestrutura integrada de gerenciamento de rede e diagnósticos aumenta a resiliência de uma instalação e se integra ao sistema de rede de um hospital. Esta visão e integração holística podem identificar pontos fracos na rede ou nos equipamentos, o que leva a uma melhor detecção e tempo de reação mais curto. Uma porta inativa em um switch de rede, por exemplo, pode deixar uma câmera de segurança fora do ar. A primeira reação seria investigar a câmera, porém com diagnósticos da rede, o ponto de falha pode ser detectado no switch da rede e o problema pode ser resolvido facilmente. Uma rede ICT integrada reduz o tempo gasto no comissionamento dos sistemas, gerando até mesmo reduções de custo em mão de obra na construção.

Segurança patrimonial e pessoal para pacientes e edificações

Os sistemas de segurança predial e de pacientes operam de forma mais efetiva e requerem menos funcionários quando operam em uma plataforma integrada. O acesso remoto pode ser incorporado a soluções seguras, como túneis VPN e senhas de validade única, que permitam acesso remoto a determinadas partes da rede e da unidade de forma personalizada. A equipe de manutenção predial, por exemplo, poderia usar o sistema de gerenciamento predial remotamente, porém não teria acesso aos vídeos de segurança ou ao controle de acesso. O acesso remoto aos sistemas reduz a necessidade de investigação no local e resulta em resolução mais ágil dos problemas. O sistema pode verificar e constatar se um alarme requer ação imediata remotamente, a partir do sistema de gerenciamento predial ou dos vídeos da vigilância. Sistemas eletrônicos ativos como vigilância por vídeo, controle de acesso, ataque aos funcionários, intercomunicações e sistemas de localização em tempo real para rastreabilidade de pacientes e bebês, assim como sistemas de detecção e supressão de incêndio, proporcionam um ambiente mais seguro para pacientes, visitantes e funcionários.

Engenharia
Os hospitais devem ser projetados para proporcionar um ambiente de cura ideal por meio do fornecimento de aquecimento, ventilação, iluminação e ar condicionado, serviços de leito e um foco forte em melhorar os índices de cura por meio de um modelo de atendimento via rede de comunicações e centrado no paciente. Uma infraestrutura integrada ajuda no controle de infecções hospitalares por meio de medidas como monitoramento automatizado da conformidade de lavagem de mãos, filtração de ar, monitoramento de contaminação e sistemas de lavagem automática com água – tudo isto voltado para prevenir contaminação microbacteriana prejudicial e cara.

Uma infraestrutura com tecnologia inteligente amplia os benefícios da engenharia médica – serviços como unidades de cabeceiras de leito integradas podem propiciar ao paciente os benefícios terapêuticos de poder manter o contato com amigos e a família, encomendar refeições, ativar o chamado de enfermeiros e controlar seu próprio ambiente no quarto. Isto também permite que a equipe médica digite diretamente anotações e registros e use um ponto de luz localizado para exames.

Monitoramento, medição e visualização do uso de recursos

Um painel de instrumentos integrados coletivamente pode ajudar executivos hospitalares a acompanhar e entender como os recursos são utilizados em suas instalações. Essa infraestrutura de tecnologia integrada e inteligente permite que o uso dos recursos seja medido e monitorado continuamente e fornece dados que podem ser acessados em qualquer momento, em qualquer lugar. Adicionalmente, um sistema de visualização integrada permite monitoramento direcionado e oferece acesso a diferentes tarefas de gerenciamento, sistemas, áreas e aplicativos, como aquecimento, ventilação e ar condicionado, vigilância por vídeo, controle de acesso, sistema elétrico, eficiência da energia, Data Center e desempenho da rede.

Suporte à missão nº 1 do hospital

Os hospitais têm a missão de fornecer atendimento de alta qualidade aos pacientes da forma mais eficiente possível. Uma infraestrutura inteligente ajuda a cumprir essa missão, assegurando que os sistemas de um hospital sejam otimizados para melhorar a experiência geral dos pacientes.
Além disso, uma infraestrutura com tecnologia inteligente gera mais produtividade dos funcionários, permitindo que eles reajam a eventos mais rapidamente, melhorando simultaneamente a satisfação do paciente com melhor comunicação e tempo de resposta. Em todos os sistemas de um hospital, uma infraestrutura de tecnologia integrada oferece oportunidades para reduzir desperdícios, melhorar a eficiência e a saúde financeira e, mais importante ainda, melhorar o atendimento ao paciente.

Trabalhos mencionados

1. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais / Divisão de População das Nações Unidas. Perspectivas da população mundial: Volume 1, de 2010: Tabelas abrangentes. http://esa.un.org/unpd/wpp/Documentation/pdf/WPP2010_Volume-I_Comprehensive-Tables.pdf. Publicadas em 2011. Acessado em Junho de 2013.
2. Organização Mundial da Saúde. Relatório 2010 sobre a Saúde no Mundo: Financiamento de sistemas para a saúde: O caminho para a cobertura universal. http://www.who.int/whr/2010/en/. Publicado em 2010. Acessado em maio de 2013.

*Graeme Robertson é diretor de desenvolvimento de negócios globais de Healthcare Solutions da Schneider Electric;
* Gustavo Krupensky é gerente de marketing e novos negócios da Schneider Electric no Brasil (Fonte: Saúde Business Web)