17|09 - Dia Internacional da Segurança do Paciente: Essa segurança depende de todos nós!
A segurança do paciente é um dos pilares do trabalho dos hospitais associados e estabelecimentos filiados da Ahpaceg. Nossos hospitais contam com Núcleos de Segurança do Paciente ativos e nossas equipes passam por atualizações profissionais periódicas e seguem protocolos que visam assegurar uma assistência segura a todos os pacientes, em todas as etapas do atendimento.
Mas, sabia que você também pode e deve colaborar para aumentar o nível de segurança em sua assistência nas unidades de saúde?
Confira algumas dicas e junte-se a nós. Juntos, podemos tornar a assistência médico-hospitalar cada vez mais segura:
Ao buscar atendimento hospitalar ou quando for se internar, leve um documento de identificação pessoal: Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Certidão de Nascimento ou outros.
Antes de iniciar o atendimento, certifique-se que foi identificado corretamente pela instituição: crachá, etiqueta ou pulseira com seu nome completo e mais um número ou dado que o identifique.
Conte à equipe médica e de enfermagem todos os seus sintomas, informe se estiver usando algum remédio, se tem reação alérgica a medicamentos ou se tem problemas, como diabetes e hipertensão, por exemplo.
Informe-se sobre cada procedimento a ser realizado:
Se for uma cirurgia, saiba qual é e qual o local exato de seu corpo será operado.
Pergunte o nome da sua doença, quais tratamentos vai precisar fazer, quais alternativas terapêuticas.
Na alta, pergunte quais medicamentos vai tomar em casa e por quanto tempo.
Pergunte sobre efeitos colaterais e também se precisa mudar algo em sua rotina devido ao tratamento.
Procure saber como vai ser seu acompanhamento depois da alta, qual serviço de saúde deve procurar e quando deve ser o retorno.
Saiba quais são os sinais de alerta que você deve observar e onde deve ir caso esse sinais ocorram nos dias após a alta hospitalar
Qualquer dúvida, pergunte para equipe de saúde que está responsável pelo seu cuidado. Na alta, não saia com dúvidas do hospital. Você também é responsável pelos cuidados com sua saúde e segurança.