Empossada a Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Mônica
Os médicos eleitos pelo corpo clínico para integrar as Comissões de Ética Médica (CEMs) de nove unidades de saúde públicas e privadas goianas foram empossados em solenidade realizada, no dia 28 de agosto, na sede do Cremego. Dentre as comissões empossadas estava a do Hospital Santa Mônica, associado da Ahpaceg (foto).
O coordenador das Comissões de Ética Médica do Cremego (Cocem), conselheiro Marcelo Fortunato Macioca, presidiu a posse dos novos membros também das CEMs do Cea, Climetran Espaço Sinta-Se Bem, HDS Santa Marta, Hospital Materno Infantil, Ingoh - Setor Sul, INSS - Gerência Executiva de Goiânia, Instituto de Olhos de Goiânia.
O coordenador iniciou a solenidade destacando a importância das CEMs, que funcionam como um “braço” do Conselho Regional de Medicina nas unidades de saúde, com a missão de zelar pelo exercício da profissão no local, tendo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina. "As comissões dão mais segurança ao médico", disse.
As normas de organização, funcionamento, eleição e competências destas comissões são definidas pela Resolução número 2152/2016 (clique aqui e confira) do Conselho Federal de Medicina (CFM). As comissões têm autonomia dentro das instituições e, a cada seis meses ou quando solicitado, o presidente da deverá fornecer ao Conselho Regional de Medicina relatório sobre as atividades realizadas.
A placa com a identificação da CEM, entregue a cada presidente das comissões empossadas, deve ficar exposta em local visível na unidade de saúde.
(Com informações e foto: Cremego)