Ahpaceg recebe diretores da Vigilância Sanitária de Goiânia
O diretor da Vigilância Sanitária de Goiânia, Dagoberto Costa; a chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Zilah Cândida Pereira das Neves, e o coordenador de Vigilância Sanitária, Carlos Caixeta, reuniram-se com diretores e associados da Ahpaceg para tratar do novo modelo de fiscalização no setor hospitalar que vem sendo adotado pelo município. Dagoberto explicou que as mudanças, que incluem uma vistoria mais ampla e programada, foram implantadas para aperfeiçoar a fiscalização, antes feita de forma pontual.
“Agora, realizamos uma auditoria na unidade, apontando as inconformidades e prazos para correção, o que contribui para a melhoria dos serviços prestados pelo hospital”, disse o diretor, enfatizando que a prioridade da fiscalização neste momento tem sido os serviços de alta complexidade. O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, elogiou a iniciativa e parabenizou a equipe de fiscalização. “Quem faz bem feito quer, sim, ser fiscalizado e entendemos que o trabalho da Vigilância Sanitária ajuda a melhorar a qualidade do setor hospitalar”, afirmou.
Diretor de Qualidade da Ahpaceg, Francisco Arruda, disse que a nova política de fiscalização é positiva e a Associação quer colaborar com o órgão. Alguns hospitais fiscalizados já estão recebendo uma nova visita dos fiscais para a avaliação das correções implantadas. “Isso ajuda os hospitais a corrigirem falhas e melhorarem os serviços”, avaliou o coordenador Carlos Caixeta.
Zilah Cândida ressaltou que um dos pilares do trabalho da Vigilância Sanitária é o suporte técnico às empresas, inclusive para a capacitação dos profissionais que nelas atuam. A chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, que já esteve na Ahpaceg ministrando palestra para profissionais dos hospitais associados, adiantou que, em 2018, a Vigilância Sanitária vai lançar uma lista positiva da Anvisa, com a relação dos hospitais que cumprem as normas da agência reguladora. Essa medida, certamente, vai contribuir para a orientação dos pacientes na hora da escolha dos hospitais. A reunião na Ahpaceg aconteceu no dia 7 de fevereiro.