Ahpaceg cria Núcleo de Segurança do Paciente de hospitais associados
Representes dos hospitais vinculados à Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) se reuniram, no dia 26 de janeiro, para a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Ahpaceg. Os NSPs, cuja criação está prevista na Resolução 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já são uma realidade nos hospitais associados e visam a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Com a criação do NSP da Ahpaceg, os associados poderão compartilhar experiência e debater a melhoria destes núcleos.
A coordenadora do Departamento de Educação Continuada da Ahpaceg, Madalena Del Duqui, explicou que os próximos encontros serão realizados mensalmente e já têm data agendada: 16/2; 16/3; 20/4; 18/5; 22/6; 24/8; 21/9; 26/10 e 23/11. “A receptividade entre os hospitais associados foi a melhor possível, pois é sabido que, juntos, unindo forças, conseguiremos obter maior eficiência do NSP diante desse enorme desafio que se apresenta”, observou.
Madalena Del Duqui disse que todos os participantes se mostraram muito envolvidos com a proposta e iniciativa da Ahpaceg. Ela esclareceu que inicialmente serão encontros entre os coordenadores dos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais associados e o Departamento de Educação Continuada da Ahpaceg, com vistas a trocar conhecimentos e experiências fundamentais para fortalecer os Núcleos já implantados nos hospitais.
A coordenadora destacou que a criação dos NSP’s prioriza a segurança do paciente. “Nosso foco é proteger a saúde da população e intervir nos riscos vindos do uso de produtos e dos serviços hospitalares, por meio de práticas de vigilância, controle, regulação e monitoramento deste trabalho”, acrescentou. Madalena Del Duqui lembrou que a Ahpaceg entende que esses núcleos contribuem para melhorar a qualidade do serviço e a segurança do atendimento, que são pilares do trabalho da Associação.
O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, também participou da reunião e avaliou como positivo encontro. “Seguimos firmes no compromisso dos nossos hospitais com a melhoria assistencial, focada na segurança do paciente através de indicadores de qualidade”, assinalou. Haikal Helou defendeu que é dever de todos os hospitais associados garantir condições para acompanhar os programas de capacitação em segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde prestados à população.
Leia também