Postado em: 13/06/2017

Ahpaceg atualiza Manual de Classificação Hospitalar

CAPA MANUAL CLASSIFICAÇÃOA Ahpaceg disponibilizou a versão atualizada de seu Manual de Classificação Hospitalar. A exemplo da primeira edição elaborada em 2012 por uma Câmara Técnica formada por representantes da Associação e do Ipasgo, Unimed Goiânia e Grupo Unidas, os três maiores compradores de serviços de saúde em Goiás, essa versão visa, principalmente, a segurança do paciente e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pela rede hospitalar goiana.

A Classificação Hospitalar Ahpaceg foi revisada em 2016 com base em manuais de acreditação de serviços de saúde, diretrizes da Organização Mundial de Saúde e legislações vigentes no Brasil. O documento tem 472 itens, que abordam temas, como aestrutura do serviço, do atendimento, da qualidade assistencial médica e de enfermagem e a segurança no trabalho.

O questionário é aplicado pela auditoria nos hospitais que buscam a Classificação Ahpaceg. Essa classificação é aberta a hospitais associados e não associados e realizada por empresa especializada e independente, que avalia a complexidade, resolutividade, qualidade, segurança e outros valores tangíveis pertinentes.

O objetivo é que essa classificação ofereça a pacientes, hospitais, operadoras de planos de saúde, cooperativas médicas e instituições de medicina de grupo a segurança que tanto os procedimentos, quanto os materiais usados (órteses, próteses e materiais especiais) nos hospitais classificados estejam em conformidade com a boa prática médica.

 

A classificação é definida de acordo com a pontuação alcançada pelo hospital:

Maior que 476 (95%) da pontuação máxima: Selo Diamante Ahpaceg

Até 476 (95%) da pontuação máxima: Selo Platina Ahpaceg

De 421 (84%) da pontuação máxima: Selo Ouro Ahpaceg

De 371 (74%) da pontuação máxima: Selo Prata Ahpaceg

De 311 (62%) da pontuação máxima: Selo Bronze Ahpaceg

Menor que 251 (50%) da pontuação máxima: Não Classificado